Energisa vai construir subestações em Muriaé, Leopoldina, Ubá e Manhuaçu

Energisa vai construir subestações em Muriaé, Leopoldina, Ubá e Manhuaçu

A Energisa Minas Rio anunciou investimentos de R$ 258,6 milhões em 2023 dentro de sua área de atuação, que compreende 65 municípios em Minas Gerais e dois no estado do Rio de Janeiro – Nova Friburgo e Sumidouro. As obras e melhorias vão dar mais robustez ao sistema elétrico, impulsionar o desenvolvimento e proporcionar mais conforto aos clientes, assegura a empresa.
Para cumprir o planejamento a Energisa Minas Rio tem um cronograma intenso de obras para este ano que contempla:
▸ modernização da rede;
▸ aumento da capacidade de carga para atendimento a novos clientes;
melhoria da tensão da rede com trifaseamento e instalação de bancos reguladores de tensão;
▸ automatização da rede com instalação de religadores;
▸ obras de segurança com a implantação de projetos de troca de cabos convencionais por cabos protegidos. Esse tipo de ação melhora a qualidade dos serviços e reduz os riscos de acidentes. Além disso, o cabo protegido convive melhor em regiões arborizadas, em áreas com potencial de desligamentos e em logradouros muito estreitos, garantindo a segurança, principalmente em períodos de chuvas e ventos fortes.

E não para por aí: serão construídas, até 2025, cinco novas subestações nas regiões de Muriaé, Leopoldina, Ubá e Manhuaçu, redes de distribuição de alta tensão e interligação de alimentadores e linhas, que trarão maior confiabilidade ao sistema elétrico. Estão previstas também melhorias nas torres de alta tensão, substituição de equipamentos nas linhas de alta tensão, automação das subestações São Miguel do Anta e de Tocantins, entre outras.

É importante destacar que boa parte dessas manutenções é executada sem que haja interrupções no fornecimento de energia. Sempre que possível, dentro dos protocolos técnicos e de segurança, as equipes trabalham com a rede energizada, sem a necessidade de desligar a rede elétrica. Quando é preciso fazer o desligamento da rede por questão de segurança, a concessionária avisa a população com antecedência a fim de que todos possam se programar para o período da interrupção.

“Este ano, nas redes e linhas teremos 30% a mais de obras que em 2022, que vão tornar nosso sistema elétrico mais robusto e seguro, garantindo mais qualidade da energia entregue aos nossos clientes. Entendemos que a energia é imprescindível para o desenvolvimento econômico e social das cidades e comunidades nas quais estamos inseridos. É a energia que viabiliza novas tecnologias, oportunidades de emprego e renda, acesso à educação e cultura. Por essa razão, reforçamos nosso compromisso diário de executar obras que tragam melhorias à qualidade do fornecimento de energia, beneficiando diretamente os clientes dessa nossa região” enfatiza Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

LEIA TAMBÉM
Energisa realiza audiências públicas de eficiência energética em março e abril

Desligamento programado é importante para melhorias no sistema elétrico, diz Energisa

Fonte e foto: Energisa Minas Rio