Secretaria Municipal de Saúde contesta informações da Copasa

Secretaria Municipal de Saúde contesta informações da Copasa

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases encaminhou ao Site do Marcelo Lopes uma nota contestando as informações prestadas pela Copasa na matéria publicada na última quinta-feira, 2 de março, intitulada “Copasa afirma enviar relatório sobre qualidade da água ao Sisagua”. Trata-se, na prática, de mais um desdobramento da notícia revelando que a água consumida pela população de Cataguases não passa por testes de qualidade do Sisagua, e que foi publicada no dia 27 de fevereiro último. Como a prefeitura foi citada pela Copasa na última matéria sobre o assunto, quando aquela estatal deu sua versão sobre os fatos denunciados anteriormente, este site, cumprindo as boas práticas jornalísticas, abre espaço para o município se manifestar.

Vale destacar que as informações publicadas pelo Site do Marcelo Lopes, na primeira matéria, são fruto do trabalho de um coletivo de imprensa, composto por vários órgãos independentes com dados coletados entre 2014 e 2017. Já a segunda publicação foi enviada pela assessoria de imprensa da própria Copasa. Você pode ler as duas matérias clicando nos respectivos links ao final deste texto.

A nota da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases enviada ao Site, contesta afirmação feita pela Copasa na matéria publicada no último dia 2 de março, de que aquela empresa “encaminha mensalmente os dados referentes ao relatório do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (Sisagua) para a Vigilância Sanitária dos municípios – responsáveis pelo lançamento das informações no portal Sisagua do Ministério da Saúde, e para as secretarias municipais de Saúde, como também divulga as informações relativas à qualidade da água na fatura mensal de serviços e no Relatório Anual da Qualidade da Água, disponibilizado no site www.copasa.com.br.”

De acordo com a Secretaria de Saúde não é bem assim. “…ressalta-se que os relatórios de controle mensal são encaminhados fora do prazo estabelecido pela resolução da SES (Secretaria Estadual de Saúde), que deveria ser inserido no sistema até o último dia do mês subseqüente à execução. Os relatórios são acumulados por meses e encaminhados num montante e muitas vezes com dados pendentes devendo ser retornado para correção. Ao consultar o SISAGUA em 02/03/2023 a referência técnica municipal do VIGIAGUA/SISAGUA identificou pendências referentes à 2022 (março, abril, agosto, setembro, outubro e novembro).”

Veja, abaixo, a contestação na íntegra.

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Foto: Arquivo