IPVA 2023 começa a ser pago no próximo dia 13 de março

IPVA 2023 começa a ser pago no próximo dia 13 de março

No próximo dia 13 de março começa a escala de vencimento do IPVA 2023 para veículos com placas de final 1 e 2. O calendário oficial para pagamento deste imposto em Minas Gerais foi divulgado pelo governo estadual em dezembro do ano passado. A alíquota cobrada de automóveis emplacados no estado é de 4% sobre o valor de mercado do veículo.

Clique aqui para acessar o site do Detran-MG e emitir a guia de pagamento.

IPVA 2023 começa a

Taxa de Licenciamento

No link acima também é possível gerar o DAE de pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), que vence em 31 de março. A novidade é que o valor da taxa caiu para R$ 33,66. No ano passado, o valor cobrado foi de R$ 135,95.

Tanto para o IPVA quanto para a TRLAV, a emissão da guia é opcional. O contribuinte pode efetuar o pagamento diretamente nos agentes arrecadadores (bancos autorizados), bastando informar o número do Renavam no caixa ou terminal de autoatendimento. Alguns bancos também oferecem a opção de pagamento pela internet e aplicativo para telefone celular.

Descontos

O contribuinte que optar por quitar o IPVA em cota única terá desconto de 3%. Para aqueles que se enquadram nos critérios do Programa de Incentivo à Regularidade do Pagamento do IPVA – “Bom Pagador” –, está mantido o desconto adicional de 3%, que já vem abatido no valor a ser pago. O benefício é concedido automaticamente, sem a necessidade de contato prévio com a Secretaria de Fazenda. Tem direito a esse benefício somente os contribuintes que quitaram em dia os débitos vinculados aos veículos nos últimos dois exercícios (2021 e 2022).

LEIA TAMBÉM
Governo de Minas libera Guia de pagamento do IPVA 2023

Governo de Minas divulga escala de pagamento do IPVA em 2023

Fonte: Agência Minas | Foto: Reprodução internet