Vai a votação projeto que cria dois cargos sem concurso na Câmara

Vai a votação projeto que cria dois cargos sem concurso na Câmara

A Câmara Municipal de Cataguases deverá aprovar nesta terça-feira, 28 de fevereiro, a criação de dois novos cargos de Assessor de Assuntos Especiais que serão preenchidos, por indicação política, portanto, sem concurso público. Com isso, o Legislativo Municipal, que até julho do ano passado tinha 4 desses profissionais em seus quadros, passará a ter 7, dobrando praticamente – em menos de um ano – o número desses servidores.

Conforme este site noticiou (clique no link para ler a matéria no final deste texto), a iniciativa de criação de mais dois cargos na Câmara Municipal é dos vereadores que compõem a Mesa diretora daquela Casa. São eles: o presidente da Câmara, Gilmar Canjica, o vice-presidente, Marcos da Costa Garcia, o Segundo Vice-Presidente, Gilberto Marques Oliveira (Beto do Leonardo), a 1ª Secretária, Stéfany Carli, o 2º Secretário Flávio Alves de Souza (Flavinho Motoboy) e o tesoureiro, Vinícius Machado. Para o projeto ser aprovado, porém, é preciso o voto de outros quatro vereadores.

Hoje a Câmara Municipal de Cataguases gasta 58,08% de seus recursos com a folha pagamento. Caso estes dois cargos sejam criados este percentual subirá para 59,04%. Isto significa que do total da verba recebida pelo Legislativo – o chamado duodécimo -, quase 60% é destinado somente ao pagamento de salários. Para exercer o cargo de Assessor de Assuntos Especiais será exigido apenas que os escolhidos tenham o Ensino Médio completo. Entretanto, deverão exercer funções muito específicas que um profissional com apenas esta qualificação dificilmente terá condições de realizar.

O fato é que desde o início desta legislatura, em 1º de janeiro de 2021, a Câmara Municipal de Cataguases tem tomado medidas, no mínimo, controversas. O Site fez um levantamento que segue abaixo:

1- Em julho de 2022 criou o quinto cargo de Assessor de Assuntos Especiais;

2- Em fevereiro de 2023 anuncia a criação de mais dois cargos de Assessor de Assuntos Especiais;

3- Aumentou no final de 2022 os próprios salários em 11%;

4- Em 2022 criou o 13º salário para os vereadores;

5- Criou, também em 2022, o adiantamento de um terço das férias para os vereadores;

6- Criou as emendas impositivas que permitem aos vereadores indicarem verbas para suas bases eleitorais;

7- Criou o Auxílio Emergencial de Cataguases que foi barrado pela justiça por ser atribuição exclusiva do Executivo;

8- Apresentou proposta permitindo a reeleição da Mesa Diretora cujo mandato terminou em 31 de dezembro de 2022. Por causa da enorme repercussão negativa, a iniciativa foi retirada da pauta no dia da votação.

LEIA TAMBÉM
Gilmar Canjica é eleito presidente da Câmara Municipal de Cataguases

Mesa da Câmara quer criar dois novos cargos de assessores