Muriaé decreta situação de emergência por causa da dengue

Muriaé decreta situação de emergência por causa da dengue

A cidade de Muriaé está em situação de emergência por causa de um surto de dengue nestes primeiros dias de 2023. O decreto foi assinado pelo prefeito Marcos Guarino (PSB) na quinta-feira (26), quando foi iniciado um plano de contingência e combate ao Aedes aegypti.

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, Luiza Agostini, apenas nas três primeiras semanas foram registrados mais casos prováveis da doença do que em todo o ano passado.

“Os casos aumentaram consideravelmente nas últimas três semanas e totalizam cerca de 400 notificações de casos suspeitos de dengue. Isso faz com que a Prefeitura de Muriaé, por meio de inúmeras secretarias e conduzidos pela Secretaria de Saúde, realize a elaboração e execução do plano de contingência”, afirmou.

No último boletim, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na segunda-feira (23), ainda não constam os mais de 400 casos citados pela secretária; os dados deverão aparecer na próxima atualização. No boletim constam 164 casos na cidade em 2023.

Plano de Contingência

A partir de sábado (28) a Prefeitura vai realizar mutirões de limpeza em diversos locais em Muriaé.

Os primeiros locais a receber as ações serão a região do Vermelho (incluindo Vermelho II e Nova Muriaé), bairros Aeroporto, São José e Santo Antônio.

Na segunda-feira (30), o mutirão de limpeza será realizado no Bairro da Barra. Já na terça-feira (31), as atividades serão concentradas no Distrito de Boa Família.

Além disso, a Administração Municipal também trabalha na mobilização da população para que todos ajudem a eliminar possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti.

Prevenção e controle

A SES-MG destacou que apesar da maior incidência de casos dengue, zika e chikungunya se concentrar no início do ano, os cuidados devem ser tomados ao longo de todo o ano.

Entre as ações realizadas pelo Estado estão as forças-tarefas nas cidades com alta incidência e infestação, campanhas educativas e mobilização da população sobre os cuidados para evitar os focos do Aedes aegypti.

Apesar do trabalho o Poder Público, a participação da população é de fundamental importância para o controle da doença, tendo em vista que 80% dos focos se concentram dentro das residências.

A SES-MG lembrou a importância dos moradores realizarem constantes inspeções nas casas, com a remoção de focos com água parada em locais como vasos de plantas, pneus usados e outros objetos e recipientes em geral que possam acumular água.

LEIA TAMBÉM
Cidades da Zona da Mata registram novos casos prováveis de dengue

Boletim aponta quase 3.900 casos prováveis de dengue na Zona da Mata

Fonte: g1 Zona da Mata | Foto: Genilton Vieira/IOC