Conheça alguns motivos para o município encampar a Copasa

Conheça alguns motivos para o município encampar a Copasa

A Câmara Municipal de Cataguases pode colocar um fim, nesta noite, ao sofrimento de milhares de pessoas que não conseguem ter água tratada todos os dias em suas casas. Pode, também, interromper a desagradável sensação, que boa parte da população tem quando paga caro pela taxa de esgoto, mas jamais recebeu o serviço.

Se aprovarem o projeto de lei de autoria do Executivo que propõe a encampação da Copasa pelo município, os vereadores estarão se posicionando ao lado de seus eleitores que quer ver aquela empresa longe daqui o quanto antes. Afinal são décadas de péssimo serviço, conta caríssima e um legado que pode ser visto pelas ruas, onde estão sua marca registrada: os buracos.

O Site elencou sete motivos para que os vereadores aprovem a encampação da Copasa. Bastaria uma única justificativa para esta decisão, e certamente há outras razões não citadas. O fato é que a Copasa por onde passa deixa mais problemas do que soluções como ocorre atualmente também em Além Paraíba e Ubá, apenas para citar dois municípios próximos.

Sete motivos para encampar a Copasa

1- Incompetência – A empresa começou a fazer a implantação do tratamento de esgoto na cidade em 2013 e até hoje, dez anos depois, o serviço não é prestado;

2- Contrato Leonino – Em outras palavras é um tipo de contrato que impõe vantagens excessivas a uma das partes (no caso para a própria Copasa), obrigando o consumidor a pagar pelo serviço que não recebe.

3- Irresponsabilidade – O serviço de tratamento e abastecimento de água na cidade é deficiente. Vários bairros reclamam diariamente da falta de água. A empresa divulga com frequência paralisação no serviço de abastecimento supostamente por problemas técnicos em suas máquinas.

4- Tarifas abusivas – A conta de água em Cataguases é sempre uma surpresa desagradável. Primeiro porque o consumidor paga um valor pelo consumo da água e a mesma quantia pelo tratamento de esgoto que ainda não é realizado no município. Ou seja, se ele gasta cem reais de água, vai pagar uma conta no valor total de duzentos reais.

5- O cliente não tem vez nem voz – O consumidor recebe, muitas vezes, uma conta com valores absurdos, completamente fora da realidade de seu consumo, e sofre para conseguir que a empresa analise seu caso e, em último caso, reconheça o erro.

6- Ruas esburacadas – Ao efetuar consertos em encanamentos nas ruas a empresa demora a concluir o serviço, deixa buracos por onde passa e, geralmente, é preciso que seus funcionários refaçam o serviço mais de uma vez.

7- Falta de investimento – A empresa reduziu os investimentos em Cataguases. Em recente divulgação de obras e serviços na região, a cidade não está contemplada, além disso os reparos necessários são pontuais e não se vê manutenção preventiva. Quando uma simples bomba que retira água do rio Pomba queima, o serviço de abastecimento é interrompido porque não há outra de reserva.

LEIA TAMBÉM
Copasa exclui Cataguases de investimentos de R$ 200 milhões na região

Vereadores votam projeto de lei para município encampar a Copasa