PM alerta sobre o “golpe do militar americano” no Instagram

PM alerta sobre o “golpe do militar americano” no Instagram

A cada dia surgem novos golpes na internet. Isto não é mais novidade e exige do internauta muita cautela para não ser mais uma vítima. Geralmente este crimes cibernéticos têm por objetivo tirar dinheiro da vítima. E em Ubá, nesta quinta-feira, 8 de dezembro, aconteceu o golpe do militar americano, até agora, pouco divulgado na região.

A vítima acionou a Polícia Militar relatando que conheceu um indivíduo pela rede social Instagram, com quem teve intensa troca de mensagens. O autor se apresentou como sargento das Forças Armadas dos Estados Unidos e ambos estabeleceram um relacionamento virtual. Durante as trocas de mensagens o suposto militar disse ter recebido uma recompensa por uma missão de sucesso e pediu para sua interlocutora para guardar a caixa porque não poderia ficar com ela no acampamento militar.

Após aceitar a proposta a brasileira lhe enviou seus endereços residencial e de e-mail para receber a caixa conforme o combinado. A remessa consistiria em documentos pessoais, carta de aposentadoria e ouro. Pouco tempo depois a vítima recebeu um e-mail informando que a encomenda havia chegado ao Brasil mas que ela deveria pagar 1.500 dólares (aproximadamente R$ 7.800,00 pelo câmbio desta sexta-feira, 9) para retirar o pacote.

Como ela se negou a efetuar o pagamento, o indíviduo passou a lhe ameaçar via chat do Google, além de lhe dirigir xingamentos e que viria buscar a sua caixa. A vítima então bloqueou o Instagram do autor por temer por sua integridade física, moral e psicológica e fez a denúncia formal à PM.

A Polícia Militar alerta para a necessidade de tomar cuidado redobrado em situações como esta em que se estabelece um relacionamento afetivo pela rede social. Isto porque, como ocorreu neste caso, salienta a PM, muitas vezes é apenas um meio para aplicar o golpe financeiro. Assim, completa a Polícia Militar, qualquer sinal de solicitação de ajuda financeira, suspeite e não faça nenhum pagamento ou transferência de valores.

LEIA TAMBÉM
Ministério Público intensifica atuação para combater golpes pelo WhatsApp

Polícia Civil desarticula grupo que aplicava golpes pela internet na região

Fonte: 21º BPM de Ubá | Foto: Canva