Parceria reúne IF Sudeste-MG, UFJF e empresa de Ubá

Parceria reúne IF Sudeste-MG, UFJF e empresa de Ubá

Através de uma parceria firmada entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio de seu Departamento de Ciência da Computação, o IF Sudeste-MG, através do Campus Avançado Cataguases, e a empresa Tek-System (gestora de boa parte dos sistemas ERP do pólo moveleiro de Ubá), teve início no último dia 20 de setembro, o projeto “Ciência de Dados Aplicado à Gestão da Cadeia de Suprimentos do Segmento Moveleiro de Ubá”.

Este arranjo produtivo local foi selecionado em função da representatividade que possui para a indústria moveleira de Minas Gerais, sendo considerado o primeiro pólo moveleiro do estado e o segundo do país, com uma considerável capacidade de geração de empregos nos municípios que o integram. Entre as cidades do pólo se encontram Ubá, Rodeiro, Astolfo Dutra e Cataguases.

O projeto integra o estágio Pós-Doutoral do professor Alex Fernandes da Veiga Machado, que trabalha no Campus Avançado Cataguases do IF Sudeste-MG. Com duração de 12 meses, esta pesquisa pretende sugerir novos procedimentos para a análise de dados e apresentar novas possibilidades de relatórios empresariais no segmento moveleiro, aumentando assim, a competitividade empresarial das empresas envolvidas no projeto.

Na reunião de abertura das atividades, estiveram presentes pela Teksystem, o sócio-gerente, José Ricardo Varella, o gerente comercial Cleverson Amato e o desenvolvedor Ricardo José Alves. Pela UFJF participou o professor Victor Stroële de Andrade Menezes e pelo IF Sudeste-MG Campus Avançado Cataguases estiveram presentes, além do professor Alex Fernandes, os alunos da Especialização em Análise de Marketing Digital e extensionistas Anna Clara Lopes Leite Sampaio e Fausto Braga Costa.

LEIA TAMBÉM
IF Sudeste divulga edital de isenção da taxa de inscrição para candidatos

UAMC e IF Sudeste lançam projeto para lideranças comunitárias

Fonte e foto: IF Sudestes-MG