UFV vai oferecer o Curso de Engenharia Física a partir de 2023

UFV vai oferecer o Curso de Engenharia Física a partir de 2023

A partir de 2023, a lista de cursos de graduação oferecidos pela UFV será ampliada. Em sua última reunião, no dia 8 de agosto, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a criação, no campus Viçosa, do curso de Engenharia Física, já com disponibilidade de vagas para o próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A entrada no curso se dará pela Área Básica de Ingresso (ABI) em Física.

Nessa modalidade, o estudante cursa um ciclo básico de disciplinas generalistas para, depois de um ano, decidir por uma formação acadêmica específica. No caso da Engenharia Física da UFV, a entrada se dará pelo curso de Física ABI (integral) e, ao final do primeiro ano, os estudantes deverão optar por uma das seguintes modalidades: Bacharelado em Física, Licenciatura em Física ou Engenharia Física, para a qual serão disponibilizadas 20 vagas anuais.

A decisão do Cepe foi celebrada pelas comissões coordenadoras dos cursos de Física e de Licenciatura em Física do campus Viçosa. O coordenador do curso de Física, Jakson Miranda Fonseca, que liderou o processo até a sua aprovação, conta que, embora a Engenharia Física seja um curso recente no Brasil – o primeiro foi criado no ano 2000 – ela é muito tradicional no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, a primeira turma é de 1924. A razão desta tradição, em sua avaliação, se deve ao fato de o curso ser bastante generalista e, como tal, possibilitar especializações diferenciadas, ligadas às engenharias e áreas afins.

No caso da UFV, a formação do engenheiro físico se dará com o apoio de diversos departamentos. A espinha dorsal do curso, conforme explica Jakson, será o Bacharelado em Física, mas o estudante contará com um conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas pelos departamentos de Física, Matemática, Química, Informática, Administração e Contabilidade, Economia, Arquitetura, Estatística, Biologia Geral, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia Agrícola.

“A formação transdisciplinar permitirá uma ampla atuação do profissional – da pesquisa ao mercado -, podendo atuar em diferentes áreas, por exemplo nas de grande impacto tecnológico que exigem um conhecimento profundo de Física”, avalia o professor. Jakson destaca ainda que o engenheiro físico formado pela UFV poderá ganhar um diferencial importante pela proximidade com as ciências agrárias, em que a Universidade já tem tradição e grande reconhecimento.

A rede de apoio que envolve a criação do curso de Engenharia Física explica o fato de que a proposta de sua criação não representa um ônus para a Universidade que, a exemplo de outras instituições federais de ensino, vive um contexto econômico tão difícil. “Construímos uma proposta que otimiza todos os recursos físicos e de pessoal da instituição”, conta o professor Jakson. Com a aprovação do curso e também de seu projeto pedagógico pelo Cepe, no último dia 8, restam agora os ajustes finais para que os estudantes possam optar, a partir do Sisu 2023, por mais esta formação oferecida pela UFV.

LEIA TAMBÉM
UFV contribui com destinação sustentável de mais de oito toneladas de lâmpadas
UFV afirma que região de Viçosa vive seca histórica

Fonte: UFV | Foto: Folha da Mata