Encontro Regional de Formação do Movimento Negro é realizado em Ubá

Encontro Regional de Formação do Movimento Negro é realizado em Ubá

Ubá sediou na tarde do último sábado, 23 de julho, o Encontro Regional de Formação do Movimento Negro, que contou com a participação de representantes de diversas cidades da região, como Leopoldina, Muriaé, Viçosa, entre outras. Representando Cataguases, a professora Valéria Dias, uma das fundadoras do Coletivo Lélias, esteve presente. O encontro contou com a participação de Martvs das Chagas (foto abaixo), ex-ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), ex-vice-presidente da Fundação Cultural Palmares e atual Secretário de Planejamento e Orçamento do município de Juiz de Fora.

Encontro Regional de FormaçãoEste ano o encontro teve como tema “O Negro e a atual conjuntura brasileira” e como lema “Um olhar do presente em direção ao Futuro”. A organização ficou sob a responsabilidade da Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade (AST) de Ubá, por meio de Célia Oliveira, Angela de Paula, Juliene Carvalho e Magno Rocha Antunes, bem como da equipe de Articulação Regional do Movimento Negro. Além disso, o evento contou com a participação de lideranças e representações de diversos movimentos sociais, sindicais, culturais e entidades estudantis, entre outros.

Em seu pronunciamento, Martvs analisou o advento do racismo em suas múltiplas manifestações, bem como as ideologias e sistema político que o sustentam, além de seus efeitos na vida da população negra. Ele também abordou sobre o retrocesso da pauta de inclusão racial após o golpe de 2016, concluindo que “a saída desta tragédia, passa pelo voto nas eleições deste ano, mas também pela permanente mobilização e participação políticas de todos.” Ainda durante o encontro, ele recebeu a “Carta de Ubá”, um documento com 13 propostas de compromissos antirracistas elaboradas pela organização e participantes do evento.

Encontro Regional de FormaçãoAinda durante o evento foram realizadas discussões e trabalhos de grupo sobre o tema e definida a cidade de Leopoldina para sediar o próximo encontro. Para Valéria Dias (foto acima), o encontro foi “muito positivo porque marca a rearticulação do Movimento Negro a nível regional aqui na Zona da Mata”, disse. Porém, para ela, o evento tem valor ainda maior porque, como disse, “foi através dele que há anos atrás me reconheci como mulher negra e abracei esta causa da igualdade racial. Então, fico muito feliz em ver este movimento retomando seu propósito após este período de paralisação provocado pela pandemia do Coronavírus,” completou.

LEIA TAMBÉM
Leopoldina passa a comemorar com feriado o Dia da Consciência Negra
Vereadores de Leopoldina aprovam o Dia da Consciência Negra feriado

Fonte e fotos: Organização do encontro