Casa do Artesão de Cataguases – CATART – comemora 25 anos de atividades

Casa do Artesão de Cataguases – CATART – comemora 25 anos de atividades

Na última sexta-feira, 24 de junho, a Casa do Artesão de Cataguases – CATART – comemorou seus vinte e cinco anos de fundação. Para isso promoveu uma confraternização em sua sede no Centro Cultural Eva Nil, que teve início às 18h30min e reuniu seus integrantes e convidados.

Cas ado Artesão de CataguasesA festa contou com um animado recital de poesias, depoimentos dos artesãos mais antigos, apresentação de um vídeo gravado e editado por Pedro Chaves, mostrando o trabalho dos artesãos, além de sorteio de brindes artesanais doados pelos membros da CATART. Também foi feito um agradecimento a Aquiles Branco (in memorian) e a Maria Lúcia Mendonça pelo apoio dado à fundação da entidade, bem como à Prefeitura por ceder o espaço atualmente utilizado pela CATART.

A CATART foi criada em 1997 por um grupo de artesãos da cidade e região, dentre eles o ex-vereador Aquiles Branco, que exercia um trabalho na área. Eles se reuniram com a então prefeita à época, Maria Lúcia Mendonça, para falar do projeto de criar a entidade e da necessidade de se buscar novos rumos para o artesanato produzido na cidade recebendo dela total apoio, como conta a atual presidente da CATART, Virgínia Montenari.

Pouco tempo depois foi aberta, na Rua Rabelo Horta, 23, a Casa do Artesão, que funcionou durante muitos anos naquele endereço. Virgínia lembra que “lá os artesãos decoravam cada cômodo do imóvel de acordo com o seu trabalho. A inauguração foi um tremendo sucesso e contou até com uma matéria na TV Globo que foi exibida no antigo MG-TV”, conta saudosa. Porém, a trajetória da CATART nestes vinte e cinco anos foi de muitas lutas, ressalta Virgínia.

– Passamos por grandes tropeços, perdemos muitos… na verdade, todos os nossos patrocinadores, mas, apesar disso, conseguimos sobreviver graças à força e persistência de cada um de nossos membros, relata. Hoje, instalada em uma sala da antiga estação ferroviária cedida pela prefeitura, a entidade tem como vice-presidente Vitor Pomeranc; tesoureira, Vânia Gonçalves Neves e Mônica Aparecida Chaves Ferreira Rocha, como secretária.

LEIA TAMBÉM
Morre o ex-vereador Aquiles Branco