Torneio de natação do Clube do Remo homenageia sua atleta mais idosa

Torneio de natação do Clube do Remo homenageia sua atleta mais idosa

O Clube do Remo realizo no último sábado, 9 de abril, um campeonato regional de natação que recebeu o nome de 1º Troféu Talita Canabrava Coimbra. É uma homenagem à sua atleta mais idosa, que no último dia 24 de março completou 90 anos de idade. Talita estava presente ao evento e também entrou na água para fazer o que mais ama: nadar. 76 atletas, sendo 47 do Remo e 29 visitantes participaram do torneio.

Torneio de natação doTalita Canabrava integra a equipe Master de Natação do Clube do Remo e é presença certa nos torneios e campeonatos dos quais o clube participa, inclusive, internacionais. Só para se ter uma idéia do currículo dela neste esporte, basta dizer que nadou ao lado de uma da maiores atletas brasileiras, Maria Lenk, ícone feminino da natação brasileira.

Criada na fazenda do Taquaraçu, em Divino (MG), juntamente com 12 irmãos, ela acabou optando por fazer faculdade de Farmácia em Juiz de Fora. Depois foi aprovada em concurso público federal quando no Brasil ainda se entendia existir o conhecido “lugar de mulher”. Vencendo preconceitos e barreiras, ela também deixa seu nome gravado na história da natação de Cataguases.

Por causa de seu amor ao esporte, a diretoria do Clube do Remo aprovou sugestão de sua presidente, Adriane Leal, de realizar anualmente, sempre no mês de março, este torneio de natação com o nome Talita Canabrava Coimbra. Este ano, como foi uma primeira edição comemorativa do evento, não houve um campeão geral e todos os participantes receberam medalhas de participação, bem como os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada modalidade, informou José Wellington Rodrigues de Oliveira, o Zé Piu. (Veja relação completa ao final deste texto)

Participaram do torneio atletas do Clube do Remo, CAT de Cataguases, AABB de Juiz de Fora e o clube Mangueira, de São João Nepomuceno. Durante o evento, o Clube do Remo prestou várias homenagens à Talita que, ao lado dos filhos Rodrigo e Leonardo, além dos demais familiares, não esconderam a felicidade com o reconhecimento dado à ela. E para completar o clima de festa, foi cantado um animado “parabéns à você”.

Torneio de natação do Torneio de natação do

RESULTADOS TROFEU TALITA CANABRAVA.xlsx

Fotos: Acervo Clube do Remo