Professores estaduais fazem manifestação por reajuste salarial

Professores estaduais fazem manifestação por reajuste salarial

Professores e demais profissionais da Educação da rede estadual de ensino se reuniram na manhã desta terça-feira, 8 de março, na Praça Chácara Dona Catarina, região central de Cataguases. Eles fizeram um ato de protesto chamado “Aula de Cidadania” para conscientizar a comunidade sobre a realidade enfrentada pela categoria, que está sem reajuste salarial há seis anos, conforme revelou Rosani Brito, diretora do SindUTE.

O grupo se reuniu às 9h com faixas e cartazes sobre a situação enfrentada pelos profissionais da Educação em Minas Gerais. Rosani Brito (foto ao lado) explicou que “historicamente o governo não gosta de pagar um salário justo aos professores, o que explica o fato de nós estarmos há seis anos sem reajuste. Isso significa dizer também – acrescentou – que temos profissionais trabalhando em escolas recebendo menos de um salário mínimo, o que é um absurdo”, afirmou. Ela reiterou que este movimento é exclusivamente para lutar pelo reajuste de 33,24% do Fundeb para o piso da categoria.

Das nove escolas estaduais em Cataguases, Rosani informou que até aquele momento da manifestação, oito delas estavam paralisadas, ressalvando que a nona escola pode também estar parada, mas não tinha recebido a informação a respeito. Ela também disse esperar que o governador Zema reveja sua posição e atenda às reivindicações da categoria. Por fim, informou que nesta quarta-feira, 9, as escolas retomam suas atividades normalmente.