Governador Romeu Zema cancela visita a Cataguases

Governador Romeu Zema cancela visita a Cataguases

“O Governo de Minas Gerais informa que as agendas de trabalho do governador Romeu Zema, previstas para quarta-feira (23/2), nas cidades de Cataguases e Leopoldina, na Zona da Mata mineira, foram canceladas. Neste momento, o governador estará empenhado na solução das demandas relacionadas à segurança pública.” Esta foi a nota oficial divulgada pelo Governo de Minas no final da tarde desta terça-feira, 22 de fevereiro, informando sobre o cancelamento da visita que o Governador Romeu Zema faria a Cataguases, na parte da manhã, e à tarde, em Leopoldina.

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, indicou, em vídeo divulgado na tarde desta terça-feira (22), que o governo de Minas vai abrir negociação com as forças de segurança para tratar da recomposição salarial de 24%, principal reivindicação da categoria que entrou em greve na segunda-feira (21), informou o jornal O Tempo.

Entenda o caso

Na segunda-feira (21), as forças de segurança fizeram um protesto em Belo Horizonte, que contou com a participação de agentes vindo do interior, para cobrar a recomposição e também marcar oposição ao Regime de Recuperação Fiscal, pauta vista como essencial por Zema. Ao fim do movimento, as entidades representantivas da categoria decidiram entrar em greve.

Em 2019, Zema enviou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) concedendo reajuste escalonado em três parcelas de 13% em 2020, 12% em 2021 e 12% em 2022 para as forças de segurança.

Porém, após os deputados aprovarem o texto, o governador mudou de ideia e vetou as duas últimas parcelas, que agora são cobradas pela categoria.

Fonte: Governo de Minas e Jornal O Tempo | Foto: Sérgio Lima – Poder 360