Dá para economizar energia mesmo nos dias de férias e festas

Dá para economizar energia mesmo nos dias de férias e festas

Dezembro é marcado pelas festas de fim de ano e confraternizações. Neste mês festivo vale ter atenção redobrada com o uso da energia elétrica. Nas empresas, comércios e residências é importante verificar a instalação elétrica, evitar colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de ‘T’, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento.
Para evitar desperdício e surpresas no final do mês com a conta de energia, também é importante estar atento ao consumo de energia. Uma dica é estabelecer horários para acender os enfeites luminosos e dar preferência aos produtos com tecnologia LED.

Além das festas de final de ano, dezembro também é mês de férias escolares, época em muitas pessoas saem para viajar e deixam eletrodomésticos consumindo energia em casa mesmo sem saber. Desconectar aparelhos eletrônicos da tomada, entre outros pequenos cuidados, pode fazer toda a diferença na conta de luz no final do mês.

Se for viajar, veja as dicas para economizar energia elétrica enquanto estiver fora de casa:

  • Tire os equipamentos eletrônicos da tomada entre eles televisores, micro-ondas, filtros de água, videogames, telefones sem fio, carregadores de celular, aparelhos de TV a cabo, roteadores, aparelhos de som e computadores. Alguns eletrodomésticos consomem energia mesmo desligados se estiverem conectados à tomada.
  • Certifique-se também de que todas as luzes estejam apagadas.
  • Altere o termostato da geladeira e refrigeradores. Sem o “abre e fecha” diário da sua geladeira, ela demandará menos esforço para manter a temperatura ideal. Por isso, ajuste o termostato dos seus aparelhos para a potência mínima. Assim a sua geladeira trabalha menos e economiza muito mais energia.Quem vai curtir as férias em casa, também deve ficar atento ao consumo de energia:
  • aproveite a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que não estiver utilizando;
  • evite que as crianças durmam com a televisão ligada. A dica é usar a opção de programação de tempo para desligamento automático. E desligue a TV quando ninguém estiver assistindo;
  • fique atento ao tempo de uso das TVs, computadores, videogames e outros brinquedos eletrônicos. Estabeleça horários. Uma boa opção é brincar e praticar atividades com as crianças ao ar livre;
  • a geladeira também merece uma atenção redobrada. Ela é responsável por até 30% do consumo de energia de uma residência. Por isso, para evitar que as crianças abram e fechem a geladeira com frequência, deixe uma garrafa com água gelada do lado de fora;
  • aproveite os dias quentes e deixe o chuveiro na posição verão;
  • para quem gosta de soltar pipa, procure locais abertos, longe da rede elétrica para evitar acidentes. E se a pipa enrolar nos fios de energia, não tente retirar. O melhor é brincar com segurança, assim evita acidentes ou interrupções no fornecimento de energia elétrica, prejudicando vários clientes.Confira mais dicas do Descomplicador ou em www.consumoconscienteja.com.br. E em caso de fios caídos no chão, não se aproxime e chame a Energisa por meio dos canais digitais de atendimento como WhatsApp (Gisa): (32) 9 8426-1352, aplicativo Energisa On  (disponível no Google Play ou App Store do celular) ou Call Center 0800 032 0196.

    Fonte: Energisa | Foto de Ruslan Alekso no Pexels