Com algodão orgânico, Industrial anuncia nova coleção Verão 22/23

Com algodão orgânico, Industrial anuncia nova coleção Verão 22/23

As tendências de consumo na moda estão mudando: em resposta ao impacto causado pela indústria, alternativas mais sustentáveis têm se tornado cada vez mais frequentes. E a constante renovação no mercado significa que quem não se alinhar às práticas mais “verdes” vai acabar, cada vez mais, desconectado do consumidor final.

Atenta a isso, a Companhia Industrial Cataguases – que está entre as maiores indústrias de tecido plano do Brasil – resolveu apostar na vertente da moda sustentável. Ao comemorar seu aniversário de 85 anos, anuncia o lançamento de uma nova coleção para o Verão 22/23 que será 100% produzida em algodão orgânico. Inspirada na passagem do tempo, a coleção Organo usará matéria-prima de produtores familiares da Paraíba.

O lançamento busca valorizar produtos com tradição de cultivo, assim como a colheita manual de qualidade, fortalecendo pequenas cooperativas rurais e reforçando os benefícios do uso do algodão sustentável do Brasil. Segundo Juliana Peixoto, coordenadora de produto e marketing da Cataguases, o apoio à produção do algodão orgânico da Paraíba, através da compra de pluma, pode ajudar a alavancar os negócios familiares.

“A Cataguases está, desta forma, promovendo uma maior visibilidade em relação ao trabalho destes produtores e às dificuldades enfrentadas por eles no dia a dia. Para se ter uma ideia, uma colheita de 20 toneladas de algodão, equivale de dois a três dias de fiação na nossa indústria, o que ainda é muito pouco para atender o mercado nacional”, explica Juliana.

A empresa afirma que, aos poucos, está buscando reforços e ações mais sustentáveis dentro da empresa, atenta aos seus impactos em três eixos da sustentabilidade – o meio ambiente, o social e a governança, que definem a sigla ESG.

Com o olhar apurado para uma moda mais limpa e colaborativa, o algodão orgânico da Paraíba é produzido em pequenos assentamentos rurais do nordeste brasileiro e é certificado pela Ecocert. O país se mantém entre os cinco principais produtores de algodão do mundo, entretanto, o número de agricultores de plumas orgânicas ainda é muito baixo, chegando a pouco mais de 308, conforme Relatório do Mercado de Algodão Orgânico de 2018.

Em parceria com a Dalila Têxtil e Oriba, a Cataguases também está produzindo um vídeo documentário mostrando o cotidiano dos trabalhadores rurais e da colheita manual. A produção busca mostrar que as condições de trabalho e processos ainda são muito rústicos, o que dificulta negócios com empresas de maior porte.

Foto: Cataguases / Divulgação