Jogar objetos nos fios de energia elétrica traz prejuízos ao consumidor

Jogar objetos nos fios de energia elétrica traz prejuízos ao consumidor

A Energisa registra anualmente número significativo de ocorrências relacionadas a objetos na rede elétrica: aqueles arremessados e que ficam presos nos fios de energia. Quando isso ocorre, pode ocasionar diversos problemas à população em geral como interrupção do fornecimento de energia, choques, incêndios, queimaduras graves e até mesmo acidentes fatais, em caso de rompimento de algum cabo ou caso a pessoa tente puxar o objeto.

Exemplo desse tipo de ocorrência que prejudica a todos aconteceu recentemente, em Cataguases, no dia 23 de agosto, quando um objeto foi lançado à rede por volta das 5h da manhã, ocasionando um curto-circuito, o que deixou 8 mil clientes sem energia. O restabelecimento da energia foi gradativo, pois além de manobras automatizadas, foi necessário inspecionar a rede para identificação do defeito e manobras locais, para posterior retirada do objeto garantindo segurança dos profissionais que trabalharam na ocorrência e também da população ao redor.

Aqui em Minas, na área de concessão da Energisa, esses números têm aumentado. Em 2020, foram registradas 45 ocorrências por objetos na rede, interrompendo o fornecimento de energia para mais de 11 mil clientes em Minas. Este ano somente, em oito meses, já foram registradas 55 ocorrências, 22% a mais se comparado com o mesmo período do ano anterior. O número de clientes prejudicados também subiu: já são cerca de 47 mil clientes que ficaram sem energia este ano por conta de objetos na rede elétrica.

A Energisa recomenda alguns cuidados com objetos nos fios para a segurança dos clientes. “A proximidade com a rede elétrica pode gerar graves acidentes. Por isso, recomendamos não jogar nenhum objeto em direção dos fios, como sapatos, cadarços, peças de roupa, antenas entre outros. E se algum objeto ficar preso à rede, nunca tente retirá-lo. Não se aproxime ou toque nos fios. Qualquer contato pode causar um acidente fatal. E caso o objeto lançado à rede, arrebente o fio, o recomendável é manter distância e entrar em contato com a Energisa. Os cuidados com a rede elétrica são responsabilidade de todos. Além de ajudar na qualidade do fornecimento de energia, eles são fundamentais à segurança da população”, explica Anderson Rabelo, gerente de Operações da Energisa.

Quando há chuva ou ventos fortes, as rajadas de vento também podem jogar objetos contra a rede elétrica, como placas, lonas e até mesmo árvores. Quando isso acontece, não se aproxime e avise imediatamente a Energisa. O recomendado é entrar em contato com a distribuidora.

Em caso de objeto na rede, ligue para o Call Center pelo 0800 032 0196 ou acesse o Fale Conosco no site da Energisa em www.energisa.com.br. Se houver interrupção de energia por objeto na rede ou cabo partido, entre em contato pelo WhatsApp, com a Gisa, atendente virtual, pelo número (32) 9 8426-1352, pelas redes sociais da Energisa ou pelo Call Center.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais | Foto: Agência de Notícias do Paraná