Volta às aulas presenciais em Cataguases será em agosto

Volta às aulas presenciais em Cataguases será em agosto

Cataguases deverá retornar às aulas presenciais da rede municipal de ensino entre os dias 2 e 9 de agosto próximo. A informação foi confirmada pelo prefeito José Henriques, por telefone na tarde desta quarta-feira, 14 de julho. Já as escolas da rede privada o reinicio em sala de aula será dia 16 do mesmo mês. Isto porque muitos alunos viajam nas férias e, assim é prudente esperar este período para que todos estejam saudáveis e prontos a participarem das aulas após este longo tempo longe dos bancos escolares. A rede estadual está com um cronograma próprio, definido pelo governo do estado.

O retorno do aluno ao ensino presencial, porém, é facultativo e caberá aos pais esta decisão, conforme lembra o Ministério Público de Minas Gerais, por meio de Recomendação dos promotores de Justiça Gustavo Garcia Araújo e Amanda Merlini Dutra Osipe. De acordo com o documento enviado ao prefeito, após o retorno às aulas presenciais o município irá monitorar semanalmente o “cumprimento dos protocolos, a fim de analisar eventual necessidade de retorno às aulas exclusivamente remotas/on-line”, caso ocorra algum caso de contaminação ou risco de contágio.

José Henriques lembra que o município já tem pronto o protocolo sanitário chamado “Guia de Orientações Pedagógicas e Gerais para Retorno às Aulas Presenciais” que vai nortear as ações escolares a partir do seu reinício. Esta é também outra exigência do Ministério Público que lembra o fato de já terem retomado suas atividades diversos setores não essenciais, acrescentando ainda a preocupação com a evasão escolar, “acentuada pela pandemia e pela suspensão das aulas presenciais”, conforme ressalta a Recomendação.

Por fim, o prefeito, que foi nesta quarta-feira, a Argirita participar, juntamente com o governador Romeu Zema, do lançamento de um aplicativo do Circuito Serras e Cachoeiras, disse ainda que a decisão de retomar as aulas será normatizada nos próximos dias por meio de um decreto juntamente com as novas normas definidas pelo Comitê Covid que passarão a vigorar no próximo dia 19.

Foto: Arquivo