De Minas para o mundo: Veja os atletas que mais se destacam

De Minas para o mundo: Veja os atletas que mais se destacam

Um dos estados brasileiros que mais revelam grandes nomes para o esporte nacional, sem dúvida, é Minas Gerais. Não são poucos os exemplos de atletas mineiros que brilham tanto em solo nacional quanto internacional, incluindo medalhistas olímpicos e paralímpicos em várias modalidades.

Abaixo alguns dos esportistas mineiros que mais se destacam atualmente e representam o estado da melhor forma possível conquistando títulos, feitos pessoais e recordes, seja em modalidades coletivas ou individuais. Confira a lista:

Danilo (Futebol)
Foto: Divulgação/Juventus

Minas Gerais é um celeiro para o futebol brasileiro e mundial – que o diga um certo Pelé, mineiro de Três Corações. Atualmente, um dos jogadores que melhor representa o estado é o lateral-direito Danilo, da Juventus, que também passou por Real Madrid, Manchester City e Porto. Revelado pelo América/MG, ele é titular absoluto da equipe italiana, sendo o recordista em número de jogos na temporada. Na seleção brasileira, o jogador de 29 anos também conquistou seu espaço, sendo considerado o sucessor de Daniel Alves na posição e presença certa na Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Raul Neto (Basquete)
Foto: Nathaniel Butler/Getty Images NBA

Nascido em Belo Horizonte, o armador Raulzinho começou sua carreira profissional no Minas, e vem construindo uma carreira sólida na NBA, a maior liga de basquete do mundo. Após se destacar com as camisas do Utah Jazz e do Philadelphia 76ers, ele chegou ao Washington Wizards no ano passado e é peça constante na rotação da equipe da capital norte-americana. Na atual temporada, o jogador de 28 anos joga cerca de 20 minutos por jogo e tem a melhor média de pontos da carreira.

Camila Brait (Vôlei)
Foto: Divulgação/FIVB

Vem da cidade de Frutal, no oeste mineiro, uma das melhores jogadoras de vôlei da atual geração brasileira: a líbero Camila Brait. A titular do Osasco foi eleita para a seleção da Superliga Feminina como a melhor da posição. Pela seleção, a atleta de 32 anos também acumula títulos: são quatro medalhas de ouro no Grand Prix, além de uma prata e um bronze no Mundial e outra prata nos Jogos Pan-Americanos.

Glover Teixeira (MMA)
Foto: Divulgação/UFC

Passando para os esportes individuais, Glover Teixeira é um nome de grande destaque no MMA. Mineiro de Sobrália, no Vale do Aço, o lutador vive uma das melhores fases da carreira aos 41 anos. Ele vem de 5 vitórias seguidas no UFC, maior evento do mundo, e disputará o cinturão da divisão dos meio-pesados contra o polonês Jan Blachowicz, em setembro. Glover já teve uma disputa de título em 2014, mas acabou derrotado por Jon Jones. Agora, terá novamente a chance de colocar Minas no topo do MMA mundial.

Bruno Soares (Tênis)
Foto: Divulgação/Wikipedia

Um dos melhores duplistas do tênis mundial dos últimos anos é mineiro de Belo Horizonte: trata-se de Bruno Soares. Ele é o atual número 5 do ranking de duplas da ATP, e recentemente conquistou o ATP 250 de Melbourne, na Austrália, ao lado do britânico Jamie Murray. Na carreira profissional, Bruno soma 33 títulos, incluindo três títulos de Grand Slam (dois do US Open e um do Australian Open). Nas duplas mistas, são outros três títulos de Grand Slam. Na Copa Davis, principal competição de seleções do tênis mundial, fez história no Brasil ao lado de outro mineiro, Marcelo Melo, que também está entre os maiores duplistas da história do esporte.

João Simão (Poker)
Foto: Divulgação/Partypoker

Natural de Belo Horizonte, João Simão é um dos grandes expoentes de uma das modalidades de esportes da mente que mais crescem no planeta: o poker. Para se ter uma ideia, o jogador é o segundo brasileiro que mais ganhou prêmios na história do jogo, ficando atrás apenas do paranaense Alexandre Gomes. Sua premiação total de carreira em torneios ao vivo é de mais de US$ 3 milhões, incluindo 6 títulos no circuito profissional, além de resultados expressivos no poker online que o colocam como um dos grandes expoentes da modalidade na América Latina.

Sérgio Sette Câmara (Automobilismo)
Foto: Reprodução/Facebook

Nas pistas, quem se destaca é outro mineiro de Belo Horizonte, Sérgio Sette Câmara. Na Fórmula 1, ele é piloto de testes da AlphaTauri/Red Bull, e também já passou por Toro Rosso e McLaren. Já na Fórmula E, modalidade de carros elétricos, Sette Câmara é piloto titular da Dragon/Penske Autosport, ocupando a 9ª posição na classificação atual. Também já foi competidor da Fórmula 2, modalidade em que já venceu 3 corridas.

Rodrigo Parreira (Atletismo)
Foto: Divulgação/CPB

O paratleta Rodrigo Parreira é um dos maiores expoentes do atletismo brasileiro. Natural de Uberlândia, o competidor de 26 anos se destacou nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, em duas modalidades distintas: foi medalhista de prata no salto em distância e bronze nos 100m, ambos na categoria T36. Agora, o atleta da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) busca a classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que serão realizados neste ano.