Cataguases vai receber 1.725 doses de vacina contra a Covid-19

Cataguases vai receber 1.725 doses de vacina contra a Covid-19

A Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS) recebeu nesta segunda-feira, 12 de abril, mais uma remessa de imunizantes contra a Covid-19. Assim, amanhã, 13 de abril, Cataguases e demais municípios que integram aquela Regional vão receber novos lotes da vacina. Para Cataguases foram destinadas 1.725 doses de um total de 5.920 enviadas para aquela GRS. A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases divulgou no final da tarde desta segunda-feira, novo calendário de vacinação. 

O governo de Minas determina como essas doses serão utilizadas pelos municípios. A Coronavac será utilizada da seguinte forma: 6% da primeira dose (D1) nas forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, e outros 5,7% dessa D1 para idosos com idades entre 65 e 69 anos. Já a D1 da AstraZeneca, 16% delas serão utilizadas na população com faixa etária de 65 a 69 anos. Isso significa que apenas 780 pessoas vão receber a primeira dose da vacina desta vez. Já a segunda dose (D2) da Coronavac, 22% serão aplicadas em idosos com 70 a 74 anos, além de 3,4% dos trabalhadores em saúde. A D2 da AstraZeneca será aplicada em 17% dos trabalhadores da saúde.

Minas Gerais distribuiu às Unidades Regionais de Saúde as 478.150 doses de imunizantes enviadas pelo Ministério da Saúde. As doses destinadas à GRS-Leopoldina foram retiradas nesta segunda-feira, em Juiz de Fora. “Conforme é preconizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), desde a 8ª remessa, não se faz mais o armazenamento da D2 (segunda dose) na Unidade Regional. Todas as doses são entregues aos municípios para a continuidade de suas campanhas de vacinação”, explica a coordenadora de Imunização da SES-MG, Josianne Gusmão. Até agora Minas Gerais recebeu 5.140.130 doses.

Quantitativo de doses por município nesta nova remessa.

Nova faixa etária para vacinação.

Fonte: Agência Minas e GRS-Leopoldina | Foto: GRS-Leopoldina