Plantas aquáticas na represa Barra do Braúna atrapalham pescadores e visitantes

Plantas aquáticas na represa Barra do Braúna atrapalham pescadores e visitantes

As algas que tomaram conta das águas da represa Barra do Braúna, em Recreio, estão atrapalhando a vida de pescadores daquela região e de turistas que frequentam o local. O lago é uma das principais atrações turísticas da região. A área alagada atinge os municípios de Laranjal, Recreio, Leopoldina e Cataguases.

Conforme divulgou o Site Pólis, nos últimos dias a quantidade destas plantas macrófitas aquáticas cresceu muito e o setor responsável pela limpeza da represa parece não estar dando conta de reduzir sua proliferação.

O responsável pela área ambiental de Barra do Braúna, Wagner Akihito, afirmou àquele Site, em fevereiro deste ano, que a limpeza é feita rotineiramente, porém, a quantidade das algas chama a atenção de moradores, turistas e de pescadores que tiram do lago o seu sustento.

De acordo com especialistas, este tipo de planta é comum em represas e o aumento de sua proliferação está ligado ao lançamento do esgoto não tratado das cidades no rio Pomba ou afluentes. As macrófitas se alimentam de materiais contidos no esgoto.

Fonte e foto: Site Pólis – Texto: O Vigilante Online