Homem que aplicava golpe do cartão bancário é preso pela PM

Homem que aplicava golpe do cartão bancário é preso pela PM

A Polícia Militar de Cataguases, prendeu, na ultima terça-feira, 02 de março, no bairro Ibrahim, um homem de 24 anos, envolvido em um esquema de golpe de cartões bancários. Ele faz parte de uma quadrilha de São Paulo que vem aplicando golpes na região, conforme informou a Polícia Militar, responsável por sua prisão. Ele atuava na cidade com pelo menos um comparsa, que conseguiu fugir do hotel onde estavam hospedados, mas foi identificado. As informações foram prestadas pela Polícia Militar.

Um morador daquele bairro acionou a Polícia Militar após ter atendido o suspeito no portão de sua casa dizendo ser funcionário de um banco e que estava ali para levar o cartão bancário dele que estaria clonado. Ele desconfiou da história e assim que o indivíduo foi embora, ligou para o 190 que deslocou uma viatura até o local. Quando os militares chegaram, abordaram o autor – que tentava fugir -, a alguns metros de distância da residência da vítima, vindo sentido contrário ao da guarnição policial.

O autor, durante a abordagem, foi reconhecido pela vítima como o indivíduo que minutos antes esteve no seu portão. Ele disse que é de São Paulo, capital, e admitiu estar em Cataguases com intuito de aplicar golpes. Questionado pelos policiais sobre a existência e localização de outras pessoas que, como ele, estariam na cidade para aplicar golpes, limitou-se a afirmar que sua parte no esquema era fazer contato com as vítimas para recolher o cartão bancário delas, após receberem uma ligação informando que o cartão que estava com a pessoa abordada havia sido clonado e, portanto, precisava ser cancelado e periciado.

Com apoio do serviço de inteligência da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar sediada em Cataguases, os militares conseguiram descobrir que o autor estava hospedado em um hotel na área central da cidade, acompanhado de pelo menos outro homem que fugiu do recinto. Ele, porém, foi identificado, bem como o veículo utilizado pelos autores. O homem que estava no Bairro Ibrahim foi preso em flagrante e teve seu aparelho celular apreendido. Em seguida foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Cataguases onde foram tomadas as medidas administrativas e o flagrante ratificado. Por fim foi conduzido ao presídio de Cataguases onde está à disposição da justiça.

Como é o golpe

Um membro da quadrilha faz contato telefônico com a vítima identificando-se como funcionário da Caixa Econômica Federal. Em seguida pergunta se reconhecia uma compra de valor elevado, feita com seu cartão em determinado local.

Como a vítima não adquiriu nada naquele valor, ela não reconhece a compra e é, então, orientada a fazer contato com um telefone 0800 que seria da Caixa Econômica Federal. Na conversa com o atendente do 0800 a vítima é orientada a cancelar o cartão, pois ele teria sido clonado.

Após fornecer a senha para o suposto atendente, procedimento necessário para o cancelamento, é informada que seu cartão será recolhido e periciado. Para isso, e devido à pandemia, um funcionário do banco fará contato pessoal com ela em sua residência para recolher o cartão.