Prefeitura de Muriaé autoriza retorno de aulas presenciais nas escolas

Prefeitura de Muriaé autoriza retorno de aulas presenciais nas escolas

A Prefeitura de Muriaé autorizou nesta segunda-feira, 1º de março, o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública e privada. Conforme a resolução, será adotado o ensino híbrido e facultativo seguindo o protocolo divulgado pelo Governo de Minas na última semana.

Na rede estadual e municipal, ainda não há data definida para a retomada das atividades presenciais. As aulas na rede municipal iniciaram no dia 8 de fevereiro, de forma remota e as atividades nas escolas estaduais iniciam no dia 8 de março, através do ensino à distância.

Já as escolas da rede privada estão autorizadas a funcionar com as atividades presenciais nesta semana, entretanto precisam se enquadrar nos protocolos previstos pela Prefeitura e Estado para combate à pandemia de Covid-19.

A Prefeitura reforçou que mesmo com a autorização, a volta às aulas presenciais é opcional, ficando a critério dos alunos ou dos responsáveis legais. Quem preferir, pode optar pela manutenção do ensino à distância.

Além disso, a retomada deve ocorrer de forma gradual, em grupos e turnos específicos para cada nível de ensino. O primeiro grupo a retornar será o de alunos da educação infantil e fundamental I; o segundo é de estudantes do fundamental II e ensino médio e o terceiro é da educação superior.

O Executivo explicou que uma nova resolução será publicada nos próximos dias, com protocolos específicos para as escolas e creches do município.

‘Minas Consciente’
Muriaé está atualmente na Onda Amarela do “Minas Consciente”. Segundo o protocolo do governo estadual, o início das aulas presenciais só poderá ocorrer nos municípios que estiverem nas ondas Verde e Amarela.

Se após a retomada, a macrorregião ou o município regredir para a Onda Vermelha, as aulas não precisam ser suspensas, mas as instituições devem cumprir as normas previstas nesta etapa.

Aulas deverão ser suspensas, se houver casos de Covid-19
Quando tiver mais de um caso de aluno com diagnóstico confirmado de Covid-19 em uma mesma turma, todos os estudantes daquela sala deverão migrar para o ensino remoto.

Se houver mais de uma turma suspensa em um mesmo turno, todo o período deve migrar para ensino on-line. Caso seja necessária suspensão de mais de uma turma, toda a escola deverá ir para as atividades remotas.

Veja as regras:
– As escolas deverão disponibilizar dispenser com sabonete líquido, álcool gel, máscaras reutilizáveis, copos descartáveis, papel toalha, luvas e lixeiras com tampa e pedal;
– A recomendação é que as escolas adotem horários diferentes para entrada e saída de acordo com cada turma, de forma que os grupos não se encontrem;
– O distanciamento mínimo entre alunos deve ser de 1,5 metro;
– Segundo o governo, o retorno deve ser monitorado constantemente, para entender os impactos do retorno às aulas na situação epidemiológica.

Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: Marcos Santos USP Imagens