José Henriques cita dificuldades e destaca ações em andamento

José Henriques cita dificuldades e destaca ações em andamento

O prefeito de Cataguases, José Henriques, concedeu na noites desta segunda-feira, 1º de março, uma entrevista transmitida ao vivo (live) pela página do Site do Marcelo Lopes, no Facebook, quando comentou sobre suas ações nestes primeiros sessenta dias à frente do Executivo Municipal. Apesar de lembrar ter recebido a prefeitura com uma dívida de aproximadamente R$ 38 milhões, boa parte disso contraída ano passado, o que deixou o município sem certidões negativas, além do estado de abandono de toda Cataguases, José focou o bate papo no que está fazendo e nas atividades que considera essenciais para promover o desenvolvimento do município. 

Nestes primeiros dois meses de trabalho, José elencou uma série de atividades que está implementando em praticamente todos os setores do município. Ele falou sobre a manutenção nas estradas rurais que obedece a um cronograma e “não está parada neste período de chuvas”, garantiu. Também lembrou já ter iniciado tratativas no sentido de fazer obras no município que previnam ou reduzam os efeitos da enchente. Sobre a ponte Nova, disse que vai buscar recursos para sua reforma junto a Defesa Civil Nacional, sem custos para o município. Nesta mesma linha, revelou que está buscando meios para reformar o Paço Municipal que em 2021 completa 130 anos. José contou ainda ter ganhado da arquiteta Beatriz Sachetto, projeto para reforma completa da Pracinha do Menezes.

Assista a entrevista clicando aqui.

Entre os assuntos do momento, a vacinação mereceu destaque. O prefeito aproveitou para retomar sua ideia de comprar o imunizante com recursos próprios. Isto agora foi permitido pelo Supremo Tribunal Federal e, assim, ele quer viabilizar a aquisição de 30 mil doses da vacina que seriam suficientes também para atender aos profissionais da Educação garantindo desta forma, a retomada das aulas presenciais com segurança. A este respeito José confessou que este é um assunto que tem lhe tirado o sono porque sua preocupação é com a preservação da vida e, por isso, não vai determinar o retorno às aulas enquanto isto não for seguro para todos.

O assunto mais esperado por todos foi sobre a Copasa. Ele revelou ter aberto três processos administrativos contra a empresa, além de já ter trazido aqui o presidente daquela estatal mineira, o que até agora não resultou em nenhuma mudança em sua forma para a população. O prefeito foi enfático ao dizer que mesmo não tendo feito sua bandeira a questão da Copasa durante a campanha eleitoral, se for preciso vai romper o contrato com aquela empresa. Neste sentido esteve recentemente em Pará de Minas e em Nova Serrana, dois municípios próximos a Belo Horizonte que não são atendidos mais pela Copasa. Apesar da realidade desses municípios serem muito diferentes da vivenciada em Cataguases, José Henriques disse ter aprendido muito com as experiências daquelas cidades.

Além desses assuntos José Henriques também revelou ações que estão sendo tomadas para:

– Recolocar o semáforo em funcionamento;

– Recuperar o prédio da antiga Delegacia de Polícia;

– Recuperar as instalações do Idaic e lá implantar um dos projetos em estudo no sentido de viabilizar o desenvolvimento do município;

– Normalização nos horários dos ônibus urbanos;

– Carro de apoio para Cataguarino/Chegada de duas ambulâncias;

– Plano Diretor;

– Recuperação das ruas com operação tapa buracos, limpeza de bueiros e de córregos;

– Cemitério Municipal (ampliação);

– Possibilidade de instalação de novas empresas na cidade;

– Licenciamento do Aterro Sanitário cuja capacidade se esgota ano que vem:

– Instalação de uma Guarnição do Corpo de Bombeiros;

– Municipalização do Trânsito que já está em andamento.