Decreto define as atividades da Onda Amarela em Cataguases

Decreto define as atividades da Onda Amarela em Cataguases

O prefeito José Henriques assinou no início da noite desta segunda-feira, 18 de janeiro, o decreto 5.348-B/2021, confirmando o avanço do município para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente, acatando, assim, a deliberação do Comitê Covid, ocorrida na última quinta-feira, 14. Com isso, mais setores do comércio passam a funcionar no sistema presencial e no horário tradicional (das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e de 8h às 13h, aos sábados). O serviço de delivery poderá funcionar até à meia noite.

Após este horário somente poderão funcionar os seguintes estabelecimentos: Hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, padarias, açougues, quitandas; Farmácias e drogarias; Serviços de veterinária; Clínicas veterinárias e “petshop”; Serviços de fisioterapia, readaptação motora, natação e personal; Serviços funerários, com ressalvas; Transporte e distribuição de gás e água; Postos de combustíveis; Oficinas automotivas; Indústrias em geral; Restaurantes e bares (delivery); Distribuidoras e depósitos de bebidas (delivery); Lanchonetes e congêneres (delivery); Sorveterias e lojas de doces (delivery); Serviços de transporte e entrega de cargas em geral e Barbearia e salão de beleza e estética, com ressalvas.

O decreto também definiu normas de funcionamento para alguns setores, como Postos de Combustíveis que comercializam alimentos e/ou bebidas, somente poderão vender no balcão e entregar em domicílio até às 22h. As barbearias e salões de beleza e estética poderão atender um cliente por vez. As academias funcionarão em regime de agendamento também respeitando a distância mínima de 10 metros quadrados por cliente. Restaurantes poderão funcionar ao público de segunda-feira à sexta-feira, 8h às 15h, e sábados de 8h às 13h, exclusivamente para serviço de almoço, respeitando os protocolos já em vigor. Bares poderão atender apenas por meio do serviço de pronta entrega (retirada na porta do local) ou delivery.

A Feira de Artesanato vai funcionar mediante o fornecimento de álcool em gel para os feirantes e clientes; Distanciamento obrigatório de no mínimo três metros entres as barracas; Uso de máscaras e de luvas, observando as normas de higienização, e distanciamento de dois metros entre clientes na fila. O Mercado do Produtor funcionará normalmente observando, os protocolos citados. Templos e igrejas podem funcionar com o limite máximo de 15% da capacidade de assentos e distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes.

O prefeito também criou um canal para a população fazer denúncias de possíveis irregularidades em relação à Covid-19 em Cataguases. No aplicativo de mensagem WhatsApp basta enviar a denúncia para o número (32) 99939-8776 e na internet acessando o link https://linktr.ee/covidcataguases. Continuam em vigor as demais medidas do decreto anterior.

Foto: Arquivo