Hospital segue com UTIs e Enfermaria lotadas por causa da Covid-19

Hospital segue com UTIs e Enfermaria lotadas por causa da Covid-19

Com elevada taxa de ocupação de seus leitos, o Hospital de Cataguases segue trabalhando no limite de sua capacidade para atender aos casos de Covid-19 que chegam diariamente. A situação fica ainda mais grave quando não se encontra novos profissionais de saúde para serem contratados. Este é hoje o principal problema enfrentado pelos hospitais e prefeituras, que não conseguem, dessa forma, montar novos leitos e ampliar o atendimento. “A situação ainda está longe de melhorar”, conforme constatou nesta sexta-feira, 08 de janeiro, o Secretário Municipal de Saúde de Cataguases, Ricardo Mattos.

No Hospital de Cataguases, a taxa de ocupação dos leitos é de 80% na UTI Covid, 85% na Enfermaria Covid e 100% na UTI Geral. Este estágio de pré-colapso do sistema é que vem deixando as autoridades em saúde do município apreensivas. Isto porque com uma taxa de ocupação tão alta, a possibilidade de atendimento de novos pacientes fica bastante reduzida, visto que se chegarem três de uma só vez, é muito provável que pelo menos um deles não seja atendido por falta de vaga. “Por isso, reforça Ricardo Mattos, a gente não cansa de repetir para as pessoas ficarem em casa, só sairem quando necessário e usarem máscara”, destacou.

Nesta sexta-feira, foram registrados 44 casos novos de Covid-19 em Cataguases. Dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica indicam 25 mulheres, sendo 21 sintomáticas e 4 assintomáticas, e 19 homens, com 13 sintomáticos e 6 assintomáticos. 2.263 pessoas se infectaram com o vírus desde o início da pandemia em 19 de março de 2020. Desse total, 2.072 se recuperaram e 61 não sobreviveram. Há, ainda, 20 casos suspeitos e 197 monitorados em isolamento. 6.575 pessoas foram diagnosticadas com Síndrome Gripal Inespecífica.