José Henriques revela que vai comprar a vacina do Instituto Butantan

José Henriques revela que vai comprar a vacina do Instituto Butantan

O prefeito eleito de Cataguases, José Henriques, tornou público na noite desta sexta-feira, 18 de dezembro, que está em negociação com o Instituto Butantan, em São Paulo, para aquisição da vacina contra a Covid-19. Aquela instituição de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de imunobiológicos do Brasil, está produzindo o imunizante em parceria com o laboratório Sinovac Biotech e vem negociando com estados e municípios o seu fornecimento assim que receber a autorização da Anvisa neste sentido.

Conforme explicou José Henriques, o contato inicial com aquele laboratório brasileiro foi feito recentemente já em função do aumento do número de casos registrados na cidade. De acordo com ele, ainda não há nenhum contrato entre as partes no sentido de fornecer a vacina aos cataguasenses, o que vai acontecer somente após sua posse, afirmou. Ele disse que neste momento, “o que estamos fazendo é firmando um protocolo de intenções nos comprometendo a adquirir a vacina produzida pelo Butantan, mas também poderemos comprar de outros laboratórios”, esclareceu.

Por enquanto, José não quis falar da quantidade a ser comprada, porque vai aguardar orientação neste sentido da área técnica da Secretaria de Saúde. Mas sugere um mínimo dez mil doses iniciais. Ele também afirmou que a assinatura deste convênio com o Instituto Butantan será uma de suas primeiras ações depois da posse porque, segundo frisou “tenho urgência em começar a proteger a população da minha cidade que está sofrendo há nove meses com as restrições impostas por esta doença, por causa de seus sintomas e pelas perdas que ela provocado em muitos de nós”, concluiu o prefeito eleito.