Número de internações por Covid no Hospital de Cataguases continua elevado

Número de internações por Covid no Hospital de Cataguases continua elevado

A situação da Covid-19 em Cataguases continua preocupando autoridades em saúde e a direção do Hospital de Cataguases devido ao número elevado de internações. Esta tem sido a realidade vivida no município há cerca de dois meses quando os casos da doença voltaram a subir e os leitos disponíveis no Hospital começaram a alternar entre totalmente ocupados, ou próximos do limite.

O relatório de ocupação de leitos divulgados pela direção daquela Santa Casa na tarde desta terça-feira, 15 de dezembro, confirma a realidade. Na Enfermaria dedicada aos pacientes com Covid-19, 80% dos leitos estão ocupados. Na UTI Covid a ocupação é de 60%, o que pode parecer razoável, mas basta lembrar que restam apenas quatro leitos vagos para entender a grave realidade do município. Por fim, a UTI Geral está com 90% de sua capacidade ocupada.

A Fundação Fiocruz, uma das mais respeitadas instituições de pesquisa sobre a Covid-19 no Brasil, em seu boletim informativo referente às semanas 48 e 49 da doença (abrange de 22/11 a 05/12), fez um duro diagnóstico da situação atual da doença: “Alertamos que há um possível agravamento da pandemia exatamente quando se aproximam as festas de fim de ano (…) Adicionalmente com a proximidade de uma vacina contra a Covid-19 é necessário reforçar as orientações de prevenção, lembrando que até que tenhamos um considerável contingente populacional coberto pela vacina, não será possível alterar as medidas atuais.”

Também no final da tarde, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico com 41 novos casos de Covid-19 no município. Desse total 14 mulheres estão assintomáticas, outras 12 sintomáticas, 7 homens assintomáticos e 8 sintomáticos. Desde o início da pandemia Cataguases já registrou 1.344 casos confirmados da doença. Deste total, 51 morreram e 1.079 se recuperaram. Há ainda dois óbitos em investigação e 236 casos suspeitos; 284 monitorados em isolamento e 2.330 casos de síndrome gripal inespecífica.

Veja a situação das internações no Hospital de Cataguases abaixo.

Enfermaria Covid = 16 pacientes (80%), assim distribuídos:
– 8 suspeitos e 7 positivos de Cataguases;
– 1 positivo de Maripá de Minas.

UTI Covid = 6 pacientes (60%), a saber:
– 2 positivos de Astolfo Dutra;
– 4 positivos de Cataguases.

UTI Geral = 9 pacientes (90%), sendo 1 positivo de Cataguases.