Energisa divulga lucro líquido, criação de fintech e parceria com banco

Energisa divulga lucro líquido, criação de fintech e parceria com banco

A Energisa registrou lucro líquido recorde de 921,7 milhões de reais no terceiro trimestre de 2020, com significativo avanço de 1.609,6% em relação a igual período do ano anterior, informou a companhia nesta quinta-feira, 12 de novembro. A empresa também prepara a criação de uma “fintech” para oferecer serviços a clientes, incluindo produtos financeiros.

O resultado positivo da Energisa foi influenciado pela marcação a mercado dos bônus de subscrição da 7ª emissão de debêntures da empresa, de 348,7 milhões de reais. E mesmo se desconsiderar os efeitos não recorrentes o lucro líquido registraria alta de 198,6% na comparação anual, a 636,9 milhões de reais, disse a empresa cataguasense.

A Energisa atribuiu os resultados do trimestre a um “crescimento expressivo do mercado nos segmentos residencial e rural, disciplina na gestão de custos e alocação eficiente de capital”. De acordo com a empresa, o consumo na classe residencial avançou 5,9% no período, enquanto no segmento rural cresceu 9,7%.

A classe industrial, que foi muito impactada pelos efeitos da pandemia, apurou alta de 4,1% no trimestre. O consumo total de energia, considerando os mercados cativo e livre, avançou 0,6% no trimestre, para 8.935,7 gigawatts-hora (GWh).

“Esse resultado apresentou uma reversão ao desempenho observado no segundo trimestre, período de maior impacto das restrições impostas pela pandemia”, afirmou a companhia. De acordo com a empresa, o consumo na classe residencial avançou 5,9% no período, enquanto no segmento rural cresceu 9,7%.

Fintech e Energia Solar
O presidente da Energisa, Ricardo Botelho, anunciou em teleconferência com investidores nesta sexta-feira, 13, a criação de uma “fintech” para oferecer serviços a clientes, incluindo produtos financeiros. A chamada Voltz está em fase de desenvolvimento e há no momento um time dedicado à criação de um aplicativo que será usado no relacionamento com o público, disse.

“Tem um leque de soluções que pode vir de meios de pagamentos de contas, pode ser crédito, pode ser antecipação de recebíveis e pode ser também algum outro serviço de educação financeira. Nosso interesse é explorar esse nicho de mercado”, afirmou ele, sem projetar uma data para o lançamento.

Em paralelo, a Energisa selou uma parceria com o Banco Inter para a venda da energia gerada por usinas solares de sua controlada Alsol, que constrói unidades cuja produção é negociada diretamente para atender à demanda consumidores residenciais ou empresas, em um modelo conhecido como geração distribuída, acrescentou o executivo.

“Nesse modelo o Banco Inter passa a ser um canal de vendas dessa energia. Iniciamos as primeiras vendas no mês de outubro… Vamos dedicar alguns dos parques para esse segmento de pessoas físicas”, afirmou. Ricardo disse acreditar que esse canal de vendas possa ajudar a acelerar a implementação de novos projetos pela Alsol.

Fonte e fotos: Moneytimes e Leo Pinheiro/Valor