OAB-Cataguases vai participar do Projeto Virtualizar

OAB-Cataguases vai participar do Projeto Virtualizar

A OAB-Cataguases está participando do projeto Virtualizar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que integra o Programa Justiça Eficiente. O projeto constitui-se na digitalização do acervo de processos físicos em tramitação nas unidades judiciárias cíveis no âmbito da Justiça de Primeira Instância. Neste sentido, aquela entidade atendeu ao chamamento do juiz diretor do Fórum de Cataguases, João Carneiro, conforme informou o presidente daquela Subseção, Rodrigo Monteiro.

De acordo com Rodrigo, a OAB-Cataguases aceitou o convite para realizar este trabalho voluntariamente tendo em vista sua função social. “Não tive dúvida de que a OAB tinha que participar efetivamente do Projeto Virtualizar. Neste sentido levei a proposta à nossa Diretoria e Conselho que nos apoiaram integralmente e, assim, decidimos atender ao chamado”, contou o presidente daquela Subseção. Desse modo, a partir de terça-feira, um colaborador da OAB-Cataguases vai atuar especificamente neste projeto tão relevante para a justiça, “sem qualquer ônus para o TJMG”, salientou.

Rodrigo Monteiro esclarece que o projeto em Cataguases vai atender, inicialmente, somente à Primeira e Segunda Varas Cíveis. “Posteriormente, as demais Varas também vão aderir ao projeto”, revela o presidente da OAB-Cataguases. A pedido do próprio Rodrigo a digitalização vai começar pelos processos previdenciários (INSS) e, na sequência, aqueles chamados Meta 2 e Meta 4. Os juízes responsáveis pelo Virtualizar, Danielle Rodrigues da Silva e Cláudio Henrique Fuks, além de João Carneiro (na foto principal com Rodrigo), aprovaram a sugestão.

O mesmo projeto também será iniciado na comarca de Miraí, que é Vara Única. Lá a magistrada Priscila Carvalho de Andrade também firmou parceria com a OAB-Cataguases sendo que a digitalização vai começar pelos processos de família e, em seguida, será adotado o procedimento de digitalização pelo dígito. Conforme prevê Rodrigo Monteiro, “a expectativa é que a subseção consiga fazer a digitalização de até dez processos por semana. Priscila designou o Gerente de Secretaria e um estagiário de gradução especialmente para atender a essa demanda.