Curso de Ciências Contábeis da FIC comemora o Dia do Contador com uma live especial

Curso de Ciências Contábeis da FIC comemora o Dia do Contador com uma live especial

A FIC – Faculdades Integradas de Cataguases, mantendo sua tradição em conciliar teoria e prática, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRCMG), realiza, nesta terça-feira, 22 de setembro, uma live aberta a toda a comunidade, em comemoração aos 75 anos do dia contador desde a assinatura do Decreto-Lei pelo presidente Getúlio Vargas. O Curso de Ciências Contábeis da FIC parabeniza a todos os contadores pelo seu dia, deseja o professor Jesusimar Dornelas, coordenador do curso.

A live de hoje terá como tema “A profissão Contábil: cenário atual, futuro e perspectivas”, que vai buscar refletir o percurso traçado pelo contador, apontando perspectivas futuras para a profissão. Vai começar às 19h30min e configura-se como uma oportunidade de integração e compartilhamento de experiências. Para comandar a discussão foi convidado o bacharel em Ciências Contábeis e Administração, Adilson Mariano de Jesus Santos (foto ao lado), que também é Mestre em Gestão Integrada do Território, Licenciado em Filosofia e Membro do GET-ENSINO CRCMG. Atualmente, atua como professor e como profissional da contabilidade. Para participar basta acessar o endereço digital: meet.google.com/eiz-dqka-zmc.

O Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro, além de homenagear uma classe hoje composta por cerca de 350 mil contadores e contadoras, presta tributo ao dia da criação oficial dos cursos universitários de Ciências Contábeis no Brasil. Instituído pelo Decreto-Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, o ensino superior para os profissionais da contabilidade é um marco na evolução da profissão e da ciência contábil no País.

Conforme o CRCMG, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) mostram que, entre os dez maiores cursos de graduação do Brasil – em relação ao número de matrículas, de ingressantes e de concluintes –, no período de 2009-2018, o curso de ciências contábeis aparece em quarto lugar, atrás apenas de Direito, Administração e Pedagogia. Em 2018, houve mais de 350 mil matrículas nos 1.489 cursos de Ciências Contábeis, oferecidos por 1.104 Instituições de Ensino Superior (IES).

Segundo Jesusimar Dornelas, coordenador do curso de Ciências Contábeis da FIC, “será uma excelente oportunidade para os alunos, profissionais e comunidade trocarem experiências sobre a profissão, construindo novos conceitos e discutindo o futuro desse profissional”, analisa. Ele lembra que “Warrem Bufett, um dos maiores investidores do mundo, afirma que ‘a contabilidade é a linguagem dos negócios’, o que nos leva a crer que as Ciências Contábeis, na verdade, dizem respeito a vida financeira de todos nós, explica.

O Curso de Ciências Contábeis da FIC, responsável pela organização do evento, foi avaliado com nota 4 no processo de credenciamento do MEC e vem buscando constantemente colocar seus alunos em contato com discussões que os prepare para o Mercado de Trabalho. Pensando nisso, sua matriz curricular é organizada de forma que prepare os alunos a atuarem com desenvoltura nas diversas áreas da profissão. Além do mais, conta um corpo docente com experiência profissional e acadêmica, dando ao curso uma dinâmica sempre voltada para a qualidade e a empregabilidade de seus alunos.

Nesse momento de pandemia, a FIC manteve as aulas no formato online, sem interrupção no processo de aprendizagem de seus alunos, de forma a não prejudicar sua formação. Todos professores passaram por treinamento intensivo, e foram capacitados a utilizarem os melhores e mais adequados recursos tecnológicos disponíveis a fim de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem eficaz. Os alunos também contam com um programa de monitoria nas disciplinas, implementado através de edital.

Fonte: FIC Foto: Pixabay