Cataguasense estreia documentário no festival AudioTransVisual

Cataguasense estreia documentário no festival AudioTransVisual

Uma cataguasense faz sua estreia no cinema, agora em setembro, por meio do Festival de Cinema AudioTransVisual, iniciativa que privilegia a criação cinematográfica entre pessoas transsexuais que tem o apoio do site Midia Ninja. Victoria Helena teve seu documentário, “Femininação” escolhido após participar de um curso de formação audiovisual com o cineasta André da Costa Pinto, para o acesso de pessoas transgênero à formação em funções artísticas e técnicas do audiovisual.

Radiante com a escolha, Victoria segue a tradição de vanguarda do cinema local sendo a primeira transsexual de Cataguases a se dedicar à sétima arte. A proposta do evento é encontrar profissionais trans que façam cinema, conta a estreante cataguasense. Ela produziu um documentário de curta duração chamado “Femininação” que traz relatos da ativista Solange Revoredo e inspirado em poemas de Patrícia Pacheco. Os textos abordam violências sofridas por mulheres em seu cotidiano e os relatos da vivência de Solange com o homem que lhe abusou, as agressões sofridas até a criação do Grupo de Apoio à Mulher (GRAM), explica Victoria.

– Após a estreia no Festival AudioTransVisual, pretendo estender este projeto transformando o Femininação em uma série de curtas, sempre abordando temas relevantes e impactantes, tais como alcoolismo, dependência química, violência e abandono de idosos, por exemplo, entre outros”, conta Victoria Helena (foto ao lado) que viveu em Cataguases sua infância e depois mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive atualmente. “Mas vou muito a Cataguases onde tenho parentes e muitos amigos. É uma cidade que não sai do meu coração e pela qual tenho muito amor”, afirma

O documentário vai estrear durante o Festival que vai ao ar no site Midia Ninja entre os dias 21, 22 e 23 de setembro próximo. “Também vamos participar do Festival de Vitória, ainda este ano”, acrescenta. O curta conta com a participação de Patrícia Pacheco, Solange Revoredo, Duda Soares e da própria Victoria Helena que assina a direção, o roteiro e a produção executiva. Ansiosa para conhecer a receptividade do público para com a sua obra, Victoria disse estar “muito feliz por esta oportunidade e confiante de que seu documentário seja mais uma ferramenta na busca por uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.”

Fotos gentilmente cedidas por Victoria Helena.