Aeroporto da Vargem Linda está fechado há quatro anos

Aeroporto da Vargem Linda está fechado há quatro anos

Após o final da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a retomada do crescimento econômico será um dos maiores desafios para governantes e empresários em geral. Como alavancar projetos e recomeçar a produção em escala são obstáculos que se impõem, especialmente para esta microrregião da Zona da Mata, que sofre há várias décadas com o descaso e o abandono. Algumas ações neste sentido, porém, já começam a se concretizar como, por exemplo, a conclusão da via conhecida como “Estrada da Empa”, que vai ligar a região da Taquara Preta, em Cataguases, à BR-120, para Leopoldina.

Outra iniciativa que também terá profundo impacto neste momento de recuperação econômica é a reativação do Aeroporto de Vargem Linda (assista ao vídeo ao final da matéria), localizado na estrada que vai para Piacatuba, distrito de Leopoldina. O aeródromo pertence àquele município, mas foi excluído do cadastro da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – e fechado ao tráfego aéreo em 2016 por meio da Portaria 2.966, de 1º de novembro daquele ano. O motivo foi a “ausência formal de interessados pela exploração do aeroporto, sendo que à época não houve interesse na administração e exploração do aeródromo pela Prefeitura Municipal de Leopoldina nem pelo Governo do Estado de Minas Gerais”, informou a Assessoria de Imprensa da ANAC, ao Site do Marcelo Lopes por e-mail.

Ainda segundo informou a ANAC, “para que ocorra a reabertura do aeródromo (…) deve ser celebrado um novo Convênio de Delegação, com a União, para a exploração da unidade aeroportuária pelo Estado ou pela Prefeitura”, esclarece o texto. O vereador de Leopoldina e jornalista José Augusto Cabral, disse que a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou uma lei que autoriza o Executivo a reativar o aeroporto da Vargem Linda por meio de parceria público-privada, revelando, inclusive, o interesse de três empresas de Cataguases em participar: Energisa, Bauminas e Água Helios. Esta informação foi confirmada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Leopoldina, Walter Mattos. Segundo revelou, “estamos trabalhando para reabrir o aeroporto até o final deste ano, mediante a parceria com a iniciativa privada”, assegurou.

Com 1.200 metros de pista em bom estado de conservação, o aeroporto de Vargem Linda precisa de manutenção como capina e limpeza e, principalmente, de instalação de nova cerca em toda a sua extensão, inicialmente. Ao ser reaberto, o estabelecimento certamente vai atrair não apenas voos particulares ou fretados como também – num futuro próximo – novos investimentos em infraestrutura visando a implantação de voos comerciais, inclusive de carga, o que poderá transformar a região em um porto seco estratégico e gerar muitos empregos. Com estradas de péssima qualidade, voar vem se tornando cada vez mais viável economicamente, tornando-se alternativa importante para empreendedores investirem nesta região.

Com fotos de Júlio César Martins – O Imperador