Sicoob Coopemata completa 22 anos de uma história de princípios e cooperação

Sicoob Coopemata completa 22 anos de uma história de princípios e cooperação

No ano de 1998, um grupo de empresários de Cataguases, visitou uma cooperativa de crédito no estado do Espírito Santo e essa iniciativa foi liderada por Newton Antônio Dutra, hoje membro do Conselho de Administração da cooperativa. O grupo gostou da ideia, mas naquele momento não houve nenhuma iniciativa. Algum tempo depois, um representante do Sicoob Central Cecremge, Raimundo Sérgio, veio até Cataguases falar sobre o cooperativismo de crédito. Três peças fundamentais estavam presentes nesse dia: César Mattos, Camilo Vicente e Rogério Friaça.

Sem muito entendimento do sistema, mas com muita garra, confiança de alguns empresários da cidade e perseverança, eles inauguraram, em 24 de agosto de 1998, o Sicoob Coopemata. A partir daí o que não faltou foi dedicação, esforço, estudos e comprometimento. Sempre baseada nos 7 princípios do cooperativismo, a Coopemata foi ganhando reconhecimento em Cataguases e região, ao mesmo tempo em que abria Postos de Atendimento nas cidades vizinhas. Com o tempo, a expansão chegou a capital mineira, onde abriu uma agência em 2017. Hoje o Sicoob Coopemata conta com 14 agências em 13 cidades diferentes, sendo duas em Juiz de Fora.

Seguindo os princípios do cooperativismo, o Sicoob Coopemata sempre se preocupou em desenvolver, nas comunidades onde está inserida, projetos que pudessem contribuir com a sociedade, pois, para ele, o grande valor está nas pessoas. E uma das ações realizadas pela cooperativa é o Centro Cultural Sicoob Coopemata, onde são desenvolvidos 3 projetos mantidos pela cooperativa: o Encantando, que teve origem em 2014 com 34 crianças e hoje atende mais de 300, inclusive jovens até 16 anos com aulas de canto, contação de histórias, dança, desenho, flauta, violão, teatro e teclado; o Coral de Adultos Cantos e Encantos, que conta com a regente Silvia Bitencourt e a participação de adultos da comunidade, e a Banda de Música Maestro Rogério Teixeira, com músicos da cidade e que foi resgatada depois de muitos anos desativada.

A cooperativa tem tido um crescimento bastante significativo nos últimos anos, estando entre as 10 maiores cooperativas de crédito do estado de Minas Gerais em ativos totais, segundo informações referentes ao mês de março do BICoop, plataforma digital com números do cooperativismo de todo Brasil. Em comparativo, de dezembro/2019 a julho/2020 o Sicoob Coopemata cresceu 38,93% em ativos totais. A meta é que a cooperativa atinja R$ 1 bilhão em ativos totais até dezembro/2022, fazendo do Sicoob Coopemata uma das maiores cooperativas do país.

Todos os méritos alcançados ao longo da história do Sicoob Coopemata contam com o esforço e dedicação dos colaboradores, peças fundamentais para o sucesso da cooperativa. Alguns deles, inclusive, estão lá desde a sua fundação, em 1998. Além dos integrantes do Conselho de Administração, César Augusto Mattos, Camilo Cristóvão Vicente, Newton Antônio Dutra, Mauro Fachini Gomes e João Ventura Marinho Neto, que atuam na cooperativa desde o início, tem a Diretora de Desenvolvimento e Negócios Cristiane Lacerda Lima Mazini, a Gerente de Relacionamento Kátia Toledo Menezes e o Porteiro Edson Vander Marques, que cresceram com o Sicoob Coopemata.

Para comemorar a data, que não podia passar em branco, o momento de pandemia pediu uma festa um pouco diferente. Todos os colaboradores de todas as cidades em que o Sicoob Coopemata atua receberam um kit festa, com caneca, mistura para bolo de caneca, balões e vela, junto com o convite para fazer parte da Live de Aniversário, que aconteceu na noite do dia 24 de agosto. O evento foi conduzido por uma pergunta: Quais os segredos para 22 anos de sucesso? Para contar mais sobre esses segredos, três pessoas foram convidadas que, mesmo não sendo colaboradores diretos, fazem parte da história da cooperativa. Célia Garcia, da Orienta Desenvolvimento Humano, Padre Jorge, do Santuário de Santa Rita de Cássia e Geraldo Martins, do Sicoob Central Cecremge, falaram sobre os valores que norteiam o Sicoob Coopemata.

Para encerrar com o quarto valor, a busca constante por alta performance, o presidente César Mattos falou a todos os colaboradores e aproveitou para parabenizar cada um que faz parte desse sucesso. Teve, claro, o parabéns virtual com bolo de caneca e velas, sendo que o final aconteceu com a exibição de um lindo vídeo em homenagem a todos que estão, hoje, fazendo parte desse sucesso. A Live contou ainda com a participação dos professores do Encantando, que apresentaram algumas músicas.

O presidente do Conselho de Administração, César Mattos, falou do orgulho em fazer parte da história da cooperativa: “São 22 anos de uma trajetória de lutas que não tem vencidos, só vencedores. Parabéns Sicoob Coopemata e parabéns a todos os cooperados, colaboradores, conselheiros e diretores. Vocês estão construindo o Cooperativismo Financeiro do nosso Brasil.
Que venham mais 20, 30, 100 anos de Sucesso e Cooperação,” desejou. Nestes 22 anos, o Sicoob Coopemata vem primando sua atuação na cooperação, crescimento, projetos, princípios e justiça financeira.

Fonte e fotos: Sicoob Coopemata