Bolsistas do IF Sudeste Cataguases participam de Congresso da UNESP

Bolsistas do IF Sudeste Cataguases participam de Congresso da UNESP

O projeto de iniciação cientifica do IF Sudeste MG – Campus Avançado Cataguases, intitulado “Indicadores de Desempenho Logístico: um estudo bibliométrico no período de 2010 a 2019”, foi aprovado em um dos maiores eventos científicos na área de Engenharia de Produção do Brasil: o Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), organizado anualmente pela Faculdade de Engenharia de Bauru, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Sob a orientação do professor Luciano Wallace Gonçalves Barbosa, e coorientado pela professora Simone Guedes Donnelly, o trabalho foi executado pelas bolsistas Caroline Luzia dos Santos Silva, Kamila Pinto Benetti (alunas do técnico em Administração) e Vitória Prata Cruz (aluna do técnico em Qualidade), foi conduzido de forma 100% remota. A informação foi divulgada na página do IF Sudeste Cataguases, no Facebook, e confirmada ao Site do Marcelo Lopes pelo diretor daquela instituição, Leandro Borges.

Entre os dias 11 e 13 de novembro próximo, o grupo de alunas do Campus Avançado do IF Sudeste Cataguases vai participar do Simpósio, que acontece de forma totalmente online. Na ocasião, o artigo aprovado será apresentado por um dos membros do projeto. A pesquisa foi financiada por Bolsas de Iniciação Científica Júnior concedidas pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -, através do Edital 12/2019 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Programa Jovens Talentos para a Ciência.

Para as bolsistas, revelou Leandro, a oportunidade de participar do projeto foi muito enriquecedora, não somente para ampliar os conhecimentos na área de Indicadores de Desempenho Logístico, mas também para agregarem os conceitos da pesquisa científica e como ela é conduzida. Para os orientadores, Luciano e Simone, os bons resultados do projeto vieram do ótimo trabalho desempenhado pela equipe, principalmente da dedicação e esforço das alunas pesquisadoras.

No resumo do trabalho que será apresentado no Simpósio, as alunas informam que seu objetivo é analisar a importância de Indicadores de Desempenho Logístico na gestão empresarial e destacar como o uso dessas informações pode melhorar a performance operacional da organização. Para isso, foi realizada uma bibliometria, com artigos publicados no SIMPEP entre os anos de 2010 a 2019 que tratavam sobre o tema. Após análises qualitativas e quantitativas desse material, foi possível comprovar que as empresas entendem a necessidade dos Indicadores de Desempenho e também as dificuldades apresentadas por elas na operacionalização destes dados. Ainda foram destacados os principais indicadores utilizados e suas importâncias no contexto.

Com informações do IF Sudeste Campus Avançado Cataguases.