Governo de Minas paga mais uma parcela da dívida com os municípios

Governo de Minas paga mais uma parcela da dívida com os municípios

As prefeituras mineiras receberam, no último dia 30 de junho, a sexta parcela do acordo entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o governo de Minas Gerais, com mediação do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), para a quitação do confisco de R$ 7 bilhões da cota-parte dos municípios sobre os valores do ICMS, IPVA e Fundeb.

Este dinheiro deveria ter sido repassado mensalmente pelo Governo do Estado nos dois últimos anos do Governo Pimentel (PT) e primeiros meses do atual governo Zema (Novo). Pelo acordo, homologado pelo TJMG, o Estado vai pagar a dívida em 33 parcelas. As seis primeiras já foram quitadas entre os meses de janeiro e junho de 2020. Cataguases recebeu R$ 945.222,35 conforme a tabela referente à Dívida de 2018 do Estado com Fundeb, ICMS e IPVA.(Os números podem ser conferidos aqui)

O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, que encabeçou o acordo representando os 853 prefeitos mineiros, comemora e destaca o papel do executivo estadual para solucionar a questão. “Em abril de 2019, fizemos o maior acordo da história do judiciário mineiro, visando solucionar o calote que o governo de Minas estava dando nos municípios. E, agora, o governador Romeu Zema, se mostrando um gestor sério, confirma que cumprirá as datas estabelecidas nesse acordo”, confirma.

Fonte: Portal AMM | Foto: Breakingpic