Viçosa amplia capacidade hospitalar para tratamento de pacientes com Covid-19

Viçosa amplia capacidade hospitalar para tratamento de pacientes com Covid-19

A estrutura hospitalar de Viçosa, exclusiva para pacientes com a Covid-19, ganhou mais dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro clínicos. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 23 de junho, pela Prefeitura da cidade e a ampliação foi feita no Hospital São Sebastião.

Segundo o Município, a extensão garante a continuidade do trabalho das equipes de saúde e das medidas adotadas em Viçosa para manter o número de casos do novo coronavírus. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a cidade tem 34 curados, 52 casos confirmados e nenhuma morte.

Em Viçosa, o Hospital São Sebastião é referência para tratamento de pacientes com a doença no município e na microrregião. Atualmente, o local conta com sete leitos de UTIs e 14 leitos clínicos, alguns exclusivos para pediatria e gestantes.
Além dele, o Hospital João Batista tem 10 UTIs e 37 leitos clínicos. De acordo com o Executivo, 3% dos leitos estão ocupados por pacientes com suspeita da doença.

Para o secretário Municipal de Saúde, Marcus Schitini, desde a confirmação dos primeiros casos no Brasil, a pasta trabalhou para estruturar toda a rede. Ele alerta que a quantidade não permite afirmar que é possível voltar à vida normal, já que a estrutura ode ficar sobrecarregada caso haja um descontrole do contágio em toda a região.

“Fizemos uma espécie de ‘lockdown’ em março, preparamos toda estrutura, flexibilizamos algumas medidas, mas estamos longe do que chamamos de ‘normal’ em razão do perigo que representa uma doença infectocontagiosa sem controle”, explica Schitini.

Ainda segundo o secretário “se houver necessidade de remanejar equipamentos entre os dois hospitais, será feito. Caso a rede hospitalar chegue ao colapso, ainda resta a opção de toda a estrutura do Hospital São João Batista ser revertida para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, incluindo as alas particulares”, finalizou.

Fonte e foto: G1 Zona da Mata e Prefeitura de Viçosa