Laboratório da UFJF começa a analisar exames de Covid-19 da região

Laboratório da UFJF começa a analisar exames de Covid-19 da região

Na última segunda-feira, 22 de junho, a Regional de Saúde de Leopoldina começou a enviar amostras coletadas para análise do exame de RT-PCR (Reverse Transcription – Polymerase Chain Reaction), específico para a Covid-19, dos quinze municípios da área de abrangência da regional, para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A parceria com a universidade inclui a agilidade na liberação dos resultados, proporcionando um acompanhamento mais efetivo da evolução dos casos na região.

Os testes estão sendo realizados nos laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Faculdade de Farmácia da UFJF. O transporte das amostras para análise será feito todos os dias da semana e os municípios deverão encaminhá-las até às 10h para a regional de Leopoldina que fará o envio para a Universidade Federal de Juiz de Fora. Assim que os exames forem processados os resultados serão lançados no Sistema Nacional de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial, podendo ser acessado pelo município de origem da amostra.

O gerente Regional de Saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, destaca a importância da mudança. “A análise dos exames realizados pelos laboratórios da UFJF vai colaborar muito com a logística e com o tempo de resposta para a emissão dos resultados dos testes realizados nos pacientes da nossa região”, pontuou.

Renan Oliveira também ressaltou que a realização dos exames em um local mais próximo da região facilitará as ações de saúde. “Isso traz um grande benefício para garantir que os resultados saiam em tempo oportuno, os pacientes recebam o diagnóstico para que os municípios consigam tomar a decisão correta e as unidades de saúde hospitalares consigam fazer um melhor manejo dos pacientes durante o tratamento”, finalizou.

Fonte: SES-MG | Texto e foto: Gustavo Santos Ribeiro