Três cidades da região aderem ao programa “Minas Consciente”

Três cidades da região aderem ao programa “Minas Consciente”

As cidades de Visconde do Rio Branco, Guiricema e São Geraldo, na Zona da Mata, aderiram ao programa do Governo do Estado “Minas Consciente”, que prevê a retomada gradual das atividades comerciais e industriais que foram suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. A adesão ao programa foi anunciada nesta segunda-feira, 11 de maio, pela expedição de decreto feita pelos prefeitos destes três municípios.

A reabertura obedece aos critérios estipulados pelo Governo de Minas Gerais, baseados em estudos técnicos. Essa retomada também leva em consideração os indicadores da taxa de incidência de casos confirmados e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O programa “Minas Consciente” setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

As três cidades aderiram a onda verde, que autoriza apenas o funcionamento de serviços essenciais, como agronegócio, construção civil (foto principal), serviços bancários, serviços de saúde, serviços de telecomunicação, funcionamento de supermercados, farmácias, postos de gasolina, entre outros. A adesão à onda branca, de atividades de baixo risco, não está liberada para a região da Zona da Mata, devido aos índices epidemiológicos da região.

“Como a rede hospitalar é voltada para o atendimento a um grupo de municípios, deveremos seguir um alinhamento regionalizado, e por isso a importância de conhecermos os dados de municípios vizinhos. Havendo uma estabilização no avanço da doença a nível regional, as atividades poderão ser retomadas gradativamente. Seguiremos atentos ao cenário, que pode mudar diariamente, e continuaremos com o nosso trabalho para preservar a saúde da população e restabelecer a economia em Visconde do Rio Branco”, afirmou o prefeito Iran Silva Couri.

A ação foi apoiada por recomendação da Regional de Saúde de Ubá e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), direcionada aos 94 municípios que integram a macrorregião de Juiz de Fora, para alinhamento das medidas adotadas pelas cidades da região e orientando o retorno gradual da economia em meio à pandemia do novo coronavírus.

Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: Rodolfo Quirós/Pexels