Prefeitura de Viçosa tem queda na receita e suspende serviços

Prefeitura de Viçosa tem queda na receita e suspende serviços

A pandemia do novo coronavírus afetou a arrecadação municipal. No último mês, de acordo com a secretaria de Fazenda, a queda na arrecadação municipal foi cerca de 2 milhões de reais. O recurso vinha do pagamento de impostos e tributos, como o ISS, Impostos sobre Serviços (ISS) adiado para o mês de julho pela Prefeitura de Viçosa, por meio do Decreto Municipal nº 5447/2020, e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) prorrogado por 90 dias pelo Governo Federal.

Para estabelecer o controle financeiro e continuar com os investimentos contínuos na área da saúde e das ações ao enfrentamento à Covid-19, o Prefeito Ângelo Chequer assinou, nesta quinta-feira, 23 de abril, o decreto nº 5459. O documento estabelece a suspensão temporária dos pagamentos de gratificações e adicionais dos servidores da educação municipal, suspensão dos estagiários da secretaria e do auxílio transporte para os todos os servidores que não estiverem trabalhando neste período.

Atualmente são 120 estagiários na Educação. Cerca de 30 deles foram convidados a atuar em outros setores durante a pandemia e não serão afetados. A secretária de educação, Ana Monteiro, enfatiza que todos os cortes são provisórios: “os funcionários da educação municipal sempre foram motivo de orgulho. Somos referência e devemos isso ao nosso poder de diálogo e entendimento entre a secretaria, a gestão escolar e aos servidores como um todo. Isso vai passar e voltaremos à normalidade”. salientou.

Para o Prefeito Ângelo Chequer, o momento é de administração dos recursos e o foco em salvar vidas: “entendemos que todo o setor produtivo foi prejudicado. E, como numa reação em cadeia, o poder executivo também sentiu o impacto da paralisação das atividades econômicas, temos que controlar os gastos para que continuemos firmes nas ações contra a Covid-19”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMV