Hospital de Cataguases divulga ações caso aumente as internações

Hospital de Cataguases divulga ações caso aumente as internações

O Hospital de Cataguases está preparado para um eventual aumento rápido do número de casos de pessoas contaminadas pelo Covid-19? Esta foi a pergunta que o médico pneumologista e intensivista, Nivaldo Gribel, diretor técnico daquela Santa Casa, respondeu nesta manhã de sábado, 04 de abril, para o Site do Marcelo Lopes. Preocupado com o grande fluxo de pessoas nas ruas de Cataguases, o que demonstra descumprimento das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para adotar o isolamento social, Nivaldo reforça a necessidade das pessoas ficarem em casa neste período.

Aquele médico revelou o Plano de Contingência do Hospital de Cataguases para um possível período de agravamento dos casos de Covid-19 na cidade e região. O Hospital vai agir por etapas, à medida que a situação for demandando novas ações, disse. Neste sentido, revelou que “num primeiro momento temos condições de ampliar a UTI dos atuais dez leitos para doze. Há respiradores para todos os pacientes, sendo que hoje a UTI opera com 70% de sua capacidade.” Caso o número de pacientes que necessitem de internação seja maior, a UTI será ampliada para a sala de recuperação que está desocupada porque cirurgias eletivas estão canceladas. “Lá teremos mais cinco leitos para atender a estes pacientes”, acrescentou.

Se a situação continuar se agravando, conta Nivaldo, “os dois leitos da sala de emergência serão utilizados para acomodar pacientes e, ainda temos todo o oitavo andar que está preparado para este caso. E por fim, ainda temos uma vaga no PV-9, que será utilizada”, explicou. De acordo com ele, caso a situação seja ainda pior, será necessário que o município disponibilize leitos em outros locais, como escolas, por exemplo. Outro problema que o setor também pode enfrentar, alerta aquele médico, é a falta de profissionais qualificados para este momento de crise. Esta, aliás, é uma preocupação em todos os municípios brasileiros.

Neste sábado, Nivaldo também confirmou que há três pacientes internados na UTI cujos sintomas “correspondem àqueles provocados pelo novo coronavírus. Dois deles estão em estado mais grave e respirando com ajuda de aparelhos, mas o terceiro apresentou melhoras nas últimas horas”, disse. Todos os três, acrescentou, fizeram teste para Covid-19, mas o resultado ainda não saiu. Esta é outra preocupação daquele médico. “Como os resultados estão demorando muito para sair, a gente acredita que há muito mais casos hoje em circulação do que o divulgado oficialmente.” Por isso reforça a necessidade das pessoas ficarem em casa, mantendo o isolamento social. “É ficando em casa que vai fazer diminuir o número de infectados. Se isso acontecer, o sistema de saúde terá mais chance de atender a todos”, completou.