Prefeito de Muriaé determina reabertura de estabelecimentos comerciais

Prefeito de Muriaé determina reabertura de estabelecimentos comerciais

O prefeito Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos – Grego (DEM), de Muriaé, anunciou no último dia 26 de março, a reabertura de grande parte dos estabelecimentos de Muriaé a partir da próxima segunda-feira (30). Medida tem objetivo de reduzir impactos na economia por causa do novo coronavírus.

A informação foi divulgada ao vivo em uma transmissão de vídeos nas redes sociais e contou com a participação também do promotor de Justiça, Fábio Laureano, e do médico infectologista, Daniel Lucy (foto principal), que fazem parte do Comitê Gestor criado para definir ações de prevenção e combate à Covid-19.

O fechamento de estabelecimentos comerciais e outros serviços em Muriaé está em vigor desde o dia 21 de março, quando foi emitida uma determinação por parte da Prefeitura.

O prefeito afirmou no vídeo, que encaminharia uma resolução nesta sexta-feira (27) à direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com as orientações sobre quais estabelecimentos comerciais poderão ser reabertos e as medidas preventivas a serem seguidas para que o funcionamento ocorra.

No anúncio, Grego destacou que o restabelecimento do funcionamento segue as diretrizes contidas na Deliberação n° 17, emitida pelo Governo de Minas Gerais. Ele explicou ainda que os locais que serão reabertos deverão respeitar as mesmas medidas preventivas adotadas por mercados e farmácias, que não chegaram a ser fechados.

De acordo com o prefeito, alguns locais ainda vão permanecer fechados, como praças, jardins, Lagoa da Gávea, entre outros. Além disso, também segue proibido o funcionamento de salões de festas e casas de espetáculo, bem como a realização de eventos que aglomeram pessoas, que incluem confraternizações públicas ou privadas.

Por fim, o prefeito revelou que feiras livres, galerias, camelódromo e serviços de ambulantes seguem suspensos. Ele informou ainda que as aulas na rede municipal de ensino permanecem suspensas e só devem retornar quando foram retomadas as atividades da rede estadual.

Fonte e foto: G1 Zona da Mata