Unimed divulga seu plano de ação no combate ao novo coronavírus

Unimed divulga seu plano de ação no combate ao novo coronavírus

A Unimed Cataguases lançou na tarde desta quinta-feira, 19 de março, uma série de medidas técnicas e administrativas voltadas para a proteção de seus clientes, cooperados e funcionários em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A iniciativa foi levada a público pelo diretor administrativo daquela cooperativa, o médico ortopedista, Ricardo Espíndola, em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, que você vai ver na íntegra, no vídeo ao final desta matéria.

De acordo com Ricardo as medidas foram adotadas em consonância com as portarias do Ministério da Saúde, do Governo de Minas e com o objetivo “de mitigar esse movimento grave e esse potencial do vírus,” disse, salientando que apesar de serem decisões antipáticas, se justificam tendo em vista os problemas muito maiores que o novo coronavírus causa na população. Diante disso, informou que, entre outras, a Unimed decidiu reduzir o fluxo de clientes e de pessoas em sua sede. “Para isso fortalecemos o nosso atendimento pelos canais digitais e pelo telefone, onde praticamente tudo pode ser resolvido, mas se o cliente quiser ir até lá, vai ter que se submeter a algumas barreiras de higiene como lavar as mãos e depois higienizar com álcool em gel”, completou.

No atendimento médico, a orientação é para que os consultórios espacem mais o tempo entre uma consulta e outra para evitar aglomeração na sala de espera. Já as cirurgias serão feitas somente as de emergência, priorizando desta forma não apenas este procedimento, bem como todos enquadrados neste escopo, e a equipe de fisioterapia que atua na UTI do Hospital de Cataguases também vai obedecer protocolos de atendimento a eventuais pacientes vítimas da Covid-19. A Unimed, acrescenta, vai fiscalizar, inclusive, o cumprimento destas determinações podendo punir com suspensão os desobedientes. Estas e outras decisões tomadas pelo maior plano de saúde do município, você vê no vídeo abaixo.