Ubá recebe os recursos solicitados ao governo federal

Ubá recebe os recursos solicitados ao governo federal

Ubá recebeu R$ 506,9 mil do Ministério do Desenvolvimento Regional, que serão destinados à execução de ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população após as chuvas de 2020. Aquele município teve seu plano de trabalho analisado e aprovado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Ele atende integralmente ao Plano de Metas de Restabelecimento, que representa a primeira etapa do processo de recuperação da cidade.

O repasse já foi autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional por meio da Portaria nº 373, publicada no Diário Oficial da União do dia 28 de fevereiro, e anunciado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em reunião, realizada no último sábado (29), em Belo Horizonte, na presença do prefeito Edson Teixeira Filho (na foto acima com o ministro Rogério Marinho). Outro Plano de Metas de Reconstrução, que contempla obras mais complexas e de maior valor, também apresentado pelo município, segue em análise.

Até o momento, Ubá já enviou planos de trabalho para 13 obras classificadas como ações de reconstrução. O Plano de Metas de restabelecimento a que Ubá foi contemplado vai permitir a realização naquele município das seguintes obras:

– Construção de Gabião para contenção do passeio e da Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (Beira-Rio) e Cabeira da Ponte da Bandeira (próximo a Ponte da Bandeira);

– Construção de Gabião para a reconstrução de Passeio, contenção Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (Beira-Rio) e proteção da Ponte (em frente ao Posto D’Lucca);

– Construção de Gabião para contenção do passeio e da Av. Ponte Fazendinha;

– Construção de Gabião para reconstrução do passeio e proteção da Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (em frente a Loja Agropecuária Jomaza).

Projetos de Ubá são referência
Durante a reunião em Belo Horizonte, o secretário Nacional da Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas, destacou a qualidade do plano de trabalho apresentado pelo município, conforme informou o prefeito Edson. “O Coronel disse que o relatório de Ubá é referência para os demais devido à qualidade e nível de informações. Parabenizamos aos profissionais da Prefeitura e todos que colaboraram. Isso nos dá muita esperança de que seremos contemplados com mais recursos importantes para a reconstrução de outros locais afetados pelas chuvas em nossa cidade”, comentou.