Hospital e Secretaria de Saúde definem ações sobre o novo Coronavírus

Hospital e Secretaria de Saúde definem ações sobre o novo Coronavírus

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital de Cataguases definiram um protocolo de atendimento para casos suspeitos do novo Coronavírus (COVID-19). O procedimento definido segue recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme informou a prefeitura de Cataguases por meio de sua assessoria de comunicação.

Com isso as equipes envolvidas definiram que o protocolo começa a funcionar imediatamente, ou seja, já está sendo aplicado pelos profissionais de saúde. Conforme ficou estabelecido, é recomendado que pacientes com sintomas suspeitos procurem a Unidade Básica de Saúde na qual estejam referenciados para um atendimento inicial. A partir de então, a UBS acompanhará o caso, tomando as medidas cabíveis.

Vale lembrar que os sintomas do Coronavírus são febre, pelo menos um sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) e histórico de viagem para área com transmissão local, contato próximo de caso suspeito ou contato próximo de caso confirmado do COVID-19 nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas. A reunião que definiu o protocolo de ações aconteceu no último dia 28 de fevereiro.

FAKE NEWS – Nesta segunda-feira, 02 de março, circulou uma mensagem falsa (fake news) pelo aplicativo WhatsApp, afirmando que uma pessoa havia sido internada no setor de isolamento do Hospital de Cataguases com suspeita de estar infectada pelo novo Coronavírus. A reportagem do Site entrou em contato com a direção da Santa Casa de Misericórdia que desmentiu a informação acrescentando repudiar qualquer tipo de supostas informações envolvendo o nome da instituição. E completou solicitando às pessoas não repassarem este tipo de mensagem que só produz pânico na população.