Instituto Chica vai receber aporte do Instituto Lojas Renner

Instituto Chica vai receber aporte do Instituto Lojas Renner

O projeto “As Donas da Robótica”, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, carinhosamente conhecido como Instituto Chica, foi aprovado para receber aporte do Fundo da Infância e Adolescência pelo edital do Instituto Lojas Renner, representando o investimento social da Realize Soluções Financeiras.

Desejando contribuir com o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens do gênero feminino por meio da tecnologia, em setembro de 2019 a entidade lançou o edital “Fundos da Infância e recursos próprios”, que teve um projeto do Instituto Chica entre os selecionados.

Tendo como mantenedora a Companhia Industrial Cataguases, o Instituto Chica vem consolidando sua marca desde 1999 na promoção dos direitos humanos em projetos que unem cultura, educação e cidadania. A instituição é um espaço cultural de aprendizagem criativa que oferece suporte ao empreendedorismo feminino e na formação tecnológica do público infanto-juvenil da comunidade e da rede pública de ensino de Cataguases.

“As Donas da Robótica” é um projeto que facilita e incentiva o acesso à cultura digital para meninas entre 6 e 17 anos, de forma a propiciar meios de criação, uso e formas de se expressar com as tecnologias digitais, integrando o desenvolvimento de competências para o século XXI, como colaboração, criatividade e resolução de problemas.

Por meio das atividades oferecidas nas dependências do Instituto, as meninas experimentam e realizam projetos com sucatas e reciclados tecnológicos, aliando recursos do design, mecânica, eletrônica, marcenaria, lógica e programação com o Scratch e o Arduíno.

Elas também aprendem a utilizar ferramentas tradicionais, como martelo, alicate e furadeira; e equipamentos digitais sofisticados, como impressora 3D e cortadora a laser. Recursos das artes e das artes cênicas, como desenhos, tintas, pincéis e dobraduras, também são estimulados, assim como a capacidade de escrita, reflexão, argumentação e oratória.

Ao término do curso, as participantes estarão capacitadas a planejar, desenvolver, executar, interpretar e apresentar projetos que trabalham robótica, programação e fabricação digital. Além disso, elas também serão encorajadas a desenvolver, por meio do campo psicossocial, autonomia e força em suas relações familiares, pessoais e profissionais.

Sobre o Instituto Lojas Renner
O Instituto Lojas Renner (www.institutolojasrenner.org.br) desenvolve a apoia projetos que promovem o empoderamento econômico e social da mulher na cadeia de valor têxtil. Desde sua fundação, em 2008, já investiu mais de R$ 66 milhões – oriundos das verbas repassadas pela varejista e também provenientes de leis de incentivo fiscal. Os recursos possibilitaram o apoio a cerca de 875 projetos espalhados pelo país, beneficiando 205 mil pessoas. Somente em 2019, foram investidos em mais de 75 projetos que beneficiaram 11 mil pessoas. O Instituto Lojas Renner faz parte do guarda-chuva do selo Re, que representa o compromisso da companhia com a moda responsável.

Fonte: Oliver Press | Foto: Acervo Instituto Francisca de Souza Peixoto