Novo Bispo de Leopoldina inicia suas atividades se aproximando da imprensa

Novo Bispo de Leopoldina inicia suas atividades se aproximando da imprensa

O novo bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Edson Oriolo, recebeu, na Cúria Diocesana para uma entrevista no começo da tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro, véspera de sua posse, a imprensa da região. Atencioso, simpático e culto, ele respondeu a todas as perguntas com franqueza, revelando entre outras, que não conhecia a região (ele é de Itajubá, no Sul de Minas) é devoto de São José e de Nossa Senhora do Carmo e que uma de suas primeiras ações à frente da Diocese será conhecê-la geograficamente e o modo de vida de que mora na região.

Primeiro bispo a promover e conceder uma entrevista coletiva na diocese, Dom Edson, foi questionado pelo jornalista Marcelo Lopes, sobre esta iniciativa elogiada pelo editor do Site que leva o seu nome, como um fato histórico. Em seguida quis saber se este gesto seria uma rotina a partir de agora. O novo bispo disse que a Igreja existe para propagar o Evangelho e hoje os meios de comunicação são o caminho mais eficiente para se alcançar este objetivo. “Por isso convidei também as emissoras de TV Aparecida, Século XXI e Canção Nova para estarem aqui. Quanto à sua pergunta, é nossa intenção, sim, sempre que possível, realizar coletivas com a imprensa”, completou Dom Edson Oriolo.

Sobre a diocese que assume, Dom Edson disse que ao ficar sabendo que o Papa Francisco o havia nomeado para Leopoldina, procurou conhecer a realidade local e descobriu que a área de atuação dela é formada por um povo de religiosidade muito acima da média nacional e celeiro de vocações. “E a grande responsabilidade que vejo aqui, é desenvolver um trabalho de promoção desta igreja em particular mantendo essa religiosidade”, explicou. Em seguida foi questionado sobre a expectativa de sua posse, que preferiu não fazer projeção, porém, é sabido que chegarão cerca de 30 ônibus à Leopoldina na manhã de sábado, além de outro número considerado de vans e mais de vinte bispos confirmaram presença em sua posse, inclusive o presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Dom Walmor de Oliveira de Azevedo.

Dom Edson também manifestou o interesse em dialogar com as outras religiões com o intuito de fortalecer laços e promoverem ações em prol do fortalecimento da fé. Ele também respondeu outra pergunta do jornalista Marcelo Lopes sobre a orientação que dará à diocese, se mais progressista, moderada ou conservadora. Segundo ele como pastor do rebanho vai conduzir o povo de acordo com sua realidade porque o objetivo da igreja é “levar o Evangelho a todo o canto, inclusive para a política, mas não fazer política com o Evangelho”, diferenciou o novo bispo que também comentou sobre seu relacionamento com os padres que tratou de tranquiliza-los neste momento garantindo que ninguém será transferido de paróquia, visto que é preciso conhecer a realidade de cada um antes de tomar qualquer decisão neste sentido. Ao terminar concedeu a bênção aos jornalistas presentes e os convidou a todos para um café.