Cidade alagada obriga prefeito a decretar “situação de emergência”

Cidade alagada obriga prefeito a decretar “situação de emergência”

A informação que todos esperavam, finalmente chegou. O rio Pomba está com 8,65 metros e a situação atual é de seu nível está estabilizado, sinal de que deverá começar a recuar, conforme a equipe da Defesa Civil informou ao Site do Marcelo Lopes, momentos antes do fechamento desta matéria. Pouco antes também, a Redação foi informada pelo vereador Hercyl Suhurt Salgado que a passagem de veículos por Barão de Camargo podia ser feita em segurança. Segundo ele, pessoas de lá lhe teriam dito que a água ali havia baixado cerca de vinte centímetros. Isto sinaliza que em Cataguases a situação vai melhorar e a água deverá começar a recuar nas próximas horas.

O prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, que juntamente de sua equipe está de prontidão no Paço Municipal, baixou decreto de Situação de Emergência (5.182-A/2020) “nas áreas do município contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE e demais documentos anexos a este Decreto, em virtude do desastre meteorológico classificado e codificado como chuvas intensas e inundações.

Entre outras medidas o decreto também dispensa de licitação “os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos”, conclui o texto legal.

A produtora RED 7, parceira do Site nesta cobertura da enchente em Cataguases, fez novas fotos aéreas da região central e também da cidade em geral. Diversos leitores também atenderam ao apelo do Site e colaboraram enviando suas fotos. Vejam estas fotografias, além daquelas produzidas pela reportagem, abaixo.

Vila Minalda próximo à entrada do Bairro Primavera
Campo de Futebol da Taquara Preta
Rua Alfredo Barroso – Centro
Ponte de acesso à Vila Reis
Fusca submerso próximo à rua Leônidas Peixoto
Rua Leônidas Peixoto