Tomam posse os novos membros do Conselho Tutelar de Cataguases

Tomam posse os novos membros do Conselho Tutelar de Cataguases

Cinco conselheiros tutelares eleitos no último dia 04 de outubro, por votação direta da população, foram empossados na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal, na Praça Santa Rita, em Cataguases, aberta ao público e que contou com a presença do Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Gustavo Garcia Araújo, do vice-prefeito, Tita Lima, de Secretários Municipais, como a de Assistência Social, Mirilane Licazali e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lúcia Ferraz Lima.

Tomaram posse os conselheiros Rogério Filho, Edson Fernandes Reis, Evandro Mendonça Júnior, Janaína Pimenta e Fernanda do Carmo Campos. Na mesma sessão também foram nomeados os cinco suplentes, conforme informou Hélio Bonifácio que esteve à frente daquela solenidade. Durante a solenidade, o chefe de gabinete do prefeito municipal, advogado Roosevelt Pires, destacou as inúmeras responsabilidades dos municípios, especialmente aquela oriundas dos programas sociais dos governos estadual e federal. Apesar disso, destacou o desejo de priorizar as atividades do Conselho Tutelar. Lúcia Lima por sua vez, conclamou a todos a trabalharem em união visando o bem comum das crianças e adolescentes a serem assistidos. Já o vice-prefeito Tita Lima lembrou que vivencia o dia a dia do Conselho Tutelar, conhece suas rotina e pediu a todos paciência e persistência para que o trabalho possa se realizado da melhor forma possível, além de colocar-se à disposição dos conselheiros.

O Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Gustavo Garcia Araújo, fez um pronunciamento em que valorizou o trabalho dos Conselheiros Tutelares. Iniciou afirmando que apesar de serem servidores municipais respondem à lei que criou o órgão e, por isso, não estão submissos a secretários nem ao prefeito. Ele também ressaltou a importância do trabalho do Conselho Tutelar ao dizer, em hipótese, que se o prefeito precisar viajar e um Conselheiro também no mesmo dia e, supostamente, não tiver gasolina para abastecer os dois veículos, a prioridade é do Conselho Tutelar. Antes de encerrar pediu ao vice-prefeito que o município dê prioridade “absoluta” à criança, porque, segundo ele, “o trabalho não é fácil para aqueles que lidam com criança em situação de risco ou que colocam outras em risco”, completou o promotor.