Verão terá chuva acima da média para a estação

Verão terá chuva acima da média para a estação

O Verão – a época mais esperada do ano pelos brasileiros – vai começar à 1h09min do próximo domingo, 22 de dezembro. Sem sofrer a influência dos fenômenos El Niño ou La Niña, a estação deve ser típica e apresentar o que normalmente se espera dela: dias quentes e chuvosos na maior parte do país até 20 de março. Aqui na região Sudeste a previsão é de chuva “volumosa e generalizada” ao longo da estação.

De acordo com a meteorologista Patricia Madeira, do Climatempo, a região em que Cataguases está inserida vai ocorrer um sistema meteorológico chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As ZCAS se formam quando as frentes frias passam devagar pelo Sudeste a caminho da Amazônia e trazem as chuvas constantes. Ela ressalta que, um dos pontos positivos das ZCAS, é que elas proporcionam chuvas que chegam aos rios e aos principais reservatórios de água no Brasil.

O tempo vai permanecer fechado até domingo (22), com a chegada do verão. Até lá as temperaturas devem ficar na casa dos 35 graus em Cataguases, Leopoldina, Além Paraíba, Ubá e Muriaé, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade relativa do ar também está próxima a cem por cento o que aumenta a sensação de calor, e o dia fica com a sensação de estar “abafado”, auxiliado pela falta de vento.

Dicas para o Verão
1. Evite o sol entre as 12h e 16h
2. Faça exercícios de manhã
3. Use roupas de algodão e cor clara
4. Beba 2 litros de água todos os dias
5. Evite refeições picantes e indigestas
6. Tenha o ar condicionado ligado ou um ventilador
7. Deixe as portas e as janelas abertas
8. Use protetor solar a cada 3 horas, além de chapéu e óculos de sol.

Com informações do Inmet, G1 Zona da Mata e Tua Saúde | Fotos: Tua Saúde e Giovana Oliveira/Grupo Folha